Qualidade do ensino sobe mais de 8% em Timon, revela dados do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado pelo MEC, indicou o crescimento das notas de 2013, em relação à última pesquisa, feita em 2011

Educação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As escolas municipais de Timon deram um salto na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. As escolas municipais timonenses alcançaram 4,2 na média das séries iniciais (até o 5º ano) e 3,6 nas séries finais (até o 9º ano) do ensino fundamental, o que corresponde a um crescimento de 9,5% e 8,3%, respectivamente. 

Isso é fruto do intenso trabalho da Secretaria de Educação de Timon em melhorar o ensino municipal, o que corroborou com o crescimento das notas em relação ao levantamento realizado em 2011.

De acordo com Dinair Veloso, secretária municipal de Educação, o êxito nas notas do IDEB acontece em razão do esforço da Secretaria junto aos diretores e corpo docente das escolas municipais. É um trabalho conjunto para obter bons resultados: “Nós atribuímos isso ao nosso trabalho realizado juntamente a gestão das escolas. 

Nenhum projeto educacional terá êxito sem o apoio da gestão da escola junto aos professores e professoras”, afirma. “Temos toda uma equipe técnica da SEMED que faz um monitoramento e acompanhamento, dando maior suporte às escolas do município. 

Fortalecendo essa parceria entre família, escola e SEMED nós melhoramos o desempenho acadêmicos de nossos alunos”, complementa a secretária.
A interatividade e a contextualização dos alunos em sala de aula também contribuem para os avanços na educação do município: “As aulas devem ser, sobretudo, dinâmicas. 

Devem ser planejadas, devem ter uma boa interação entre professor e aluno. Só teremos uma aprendizagem significativa se aquela aula tiver um significado para o aluno. 

Os nossos professores estão sendo trabalhados para trabalhar de forma interativa aos alunos, para que aquelas aulas tenham esse significado para eles”, declara.

Investimentos estruturais e valorização profissional também contribuíram para o crescimento da nota do IDEB: “A partir do momento em que você melhora o ambiente escolar, mais o aluno vai se sentir motivado a estudar. 

Para que essa teoria se concretize, é necessário que se invista na capacitação de nossos professores. Nós apostamos muito na capacitação continuada dos professores, gestores. 

Demos maiores condições de trabalho para os profissionais das escolas e um melhor acolhimento ao aluno. A partir do momento que você melhora a estrutura da escola, melhora a merenda, investe em capacitação e uniforme a tendência é favorecer o processo de ensino e aprendizagem”, diz Dinair.

Além das escolas receberem melhorias estruturais e a contratação de novos professores através de concurso público, o corpo docente que já estava em sala de aula também foi beneficiado com ações viabilizadas pela Secretaria.

Como é comum em muitos cantos do Brasil, alguns professores acabam ministrando disciplinas fora do eixo acadêmico no qual foram diplomados, mas através de parcerias com universidades esses professores têm a oportunidade de conseguir uma segunda graduação através da Plataforma Freire, que faz parte do PARFOR/CAPES.

“Aquele que está dando aula de ciências e não tinha a graduação na área consegue a segunda graduação”, explica a secretária de Educação.

Existe também uma preocupação do acompanhamento pedagógico e educacional através da figura dos supervisores, que realizam junto ao quadro de professores atividades que colaboram para o melhor desenvolvimento dos conteúdos ministrados em sala de aula. 

Através da chamada formação continuada, o processo pedagógico é facilitado. “Nós trabalhamos temas que achamos importantes para que sejam trabalhados na escola. 

A gente capacita os supervisores de 15 em 15 dias e os supervisores trabalham essas temáticas com os professores das escolas. Em todo o momento de planejamento do professor tem um momento de formação continuada”, ressalta Dinair.

IDEB analisa desenvolvimento escolar 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo INEP. A nota obtida a cada dois anos representa um indicador que mede a qualidade da educação através do fluxo escola e médias de desempenho nas avaliações.

Ele não só agrega o valor pedagógico obtido através das avaliações como também traça metas para a evolução da qualidade escolar em todo o Brasil.

Os requisitos avaliados são as provas - no caso da avaliação dos municípios a Prova Brasil - e os índices de aprovação escolar obtidos através do Censo Escolar.

"Quando se faz a Prova Brasil, para aumentar o IDEB, não são só as habilidades em Português e Matemática que são levadas em conta. Ele leva em consideração os índices de evasão e aprovação. Para aumentar o IDEB, você tem que evoluir esses índices", conclui Dinair Veloso.

Clique e curta o Portal Meio Norte no facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES