Qualificação da cultura marca abertura do XIII Festival de Inverno

Durante a solenidade ocorreram a assinatura do termo de cooperação

Na quinta-feira (26) teve inicio a XIII edição do Festival de Inverno de Pedro II com solenidade de abertura no auditório Padre Noberto, na Praça Domingos Mourão. O evento segue até o dia 29 e tem diversas atrações nacionais e locais. O governo do Estado do Piauí será responsável pelas atrações do Palco Opala que terá como atração do primeiro dia o show de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo cantando juntos.

Durante a solenidade ocorreram a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado para o funcionamento do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais (Cetam) e da autoriação para criação de Shopping Têxtil e da Escola de Jazz e Blues.

O governador Wellington Dias assinou a autorização para a liberação de recursos junto a Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz) no valor estimado de R$ 1,5 milhão para  a construção de um shopping têxtil na cidade de Piriripi, localizada a 160 km ao norte de Teresina. Além disso, foi autorizado também a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) implantar no memorial Milton Brandão, em Pedro II, a Escola de Jazz e Blues, ficando assim a contratação de professores e instrutores a cargo da Secult em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

"Para  que o festival de inverno tenha vida longa independente de governos, nós teremos que qualificar a cultura, e por isso passa aqui, a criação da Escola de Jazz e Blues que vai nessa direção, assim como em Bom Jesus nós temos a Escola da Rabeca, lá em Oeiras tem a Escola do Bandolim, que será entregue amanhã (27). Temos que trabalhar para que esse festival faça parte do planejamento estratégico para uma região. A ideia é que a região esteja preparada para o desenvolvimento desses arrajos produtivos", afirmou o governador Wellington Dias.

A prefeita Neuma Café ressaltou a parceria com o Governo do Estado na XIII edição do Festival de Inverno. "Nesta edição passamos por projetos que vão gerar o emprego e a renda para a cidade de Pedro II", concluiu.


Image title

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina