Qualificação de atendimento eleva recursos para municípios

Prazo para contratualização do terceiro ciclo do PMAQ-AB

Os municípios piauienses têm até o dia 30 de novembro para a contratualização do terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O programa tem como objetivo melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Lançado em 2011, o PMAQ, agora, em 2015, conclui seu 3º ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica, incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde são acompanhados e avaliados.

Além disso, também são analisadas a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do Governo Federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.


Fonte: Com informações do Portal do Governo