Quase 22 mil piauienses participam da segunda fase da OBMEP

A prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será aplicada no sábado em todo o Brasil.

No próximo sábado (13), 21.929 estudantes da rede pública de ensino do Piauí devem participar da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2014.

O estado vem ganhando destaque no cenário nacional ao receber várias medalhas nas edições anteriores. A atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) tem o objetivo de incentivar o estudo da matemática e revelar talentos para a área.

A cada ano, as premiações para os alunos das escolas piauienses vêm aumentado. Só no ano de 2012, 13 medalhas foram entregues, ano passado esse número cresceu para 36 e outros 453 receberam menção honrosa.

Em 2014, as premiações devem superar novamente as expectativas, é o que afirma a coordenadora do OBMEP das instituições estaduais, Leila Medeiros.

"Nós estamos esperando que nossos estudantes tenham um maior êxito este ano. A rede estadual conta com mais de 14 mil classificados para a segunda fase do exame e acredito que várias medalhas sairão daqui", revela.

Ainda segundo a coordenadora, um dos motivos para o crescimento acima da média do número de premiações de um ano para outro foi o exemplo dado pelas escolas de Cocal dos Alves que vêm se destacando nas olimpíadas e têm influenciado as outras escolas.

"Graças ao bom desempenho desses alunos que motivaram a vontade de superação em cada aluno e professor. Por isso, os docentes estão preparando os alunos com revisões com material disponibilizado pelo próprio instituto", completa Leila.

A Unidade Escolar Pires de Castro ganhou uma medalha de prata ano passado na OBMEP e o prêmio fez com que os alunos da escola se esforçassem mais este ano para o exame.

"Toda a escola está motivada para conquistar mais prêmios, inclusive da nossa vencedora do ano passado, Marinara Cruz, que foi medalha de prata", afirma a diretora Maria José.

As provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontecerão neste sábado (13), com início às 14h30 e o resultado deve sair no dia primeiro de dezembro.

No Brasil, 907.446 alunos farão os testes aplicados por fiscais indicados pela coordenação da Obmep em 9,2 mil centros, distribuídos em 5,4 mil municípios.

Nos três níveis da olimpíada, as provas terão duração de três horas, com uma hora a mais para os estudantes que farão os testes em braile, prova ampliada ou que precisam de acompanhante.

 

Fonte: Jornal Meio Norte