Comandante Gregório diz desconhecer razões para avião que explodiu estar com 4 ocupantes

Comandante Gregório diz desconhecer razões para avião que explodiu estar com 4 ocupantes

A aeronave sempre vinha a Teresina para a prática de voos com estudantes do curso de aviação de Fortaleza

O comandante de aviação, Gregório Mendes, afirmou à Rede Meio Norte que a aeronave Cessna PTCNL 172, pertencente à Escola de Aviação Civil de Fortaleza, que explodiu na noite desta segunda-feira, 16, no aeroporto Petrônio Portela, sempre vinha a Teresina para a prática de voos com estudantes do curso de aviação de Fortaleza e que a faculdade à qual pertenciam os alunos, ministrava apenas a parte teórica.

Durante a entrevista com a apresentadora Cinthia Lages e o jornalista Ananias Ribeiro, ele afirmou desconhecer as razões para a aeronave estar com quatro ocupantes, considerando que em aulas práticas ?o correto é que vá apenas o instrutor e o aluno, apenas dois?. Os técnicos do Serviço Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vão dizer, ao final, o que realmente aconteceu.

São 40 horas de voos que devem ser cumpridos por alunos, dentre elas, cinco têm que ser no período noturno. O comandante assegura ainda que no horário em que a tragédia aconteceu já havia condições de tempo adequadas para voos e pousos, apesar do dia de muita chuva. ?Pelo que me consta, no horário do voo, as condições já se mostravam favoráveis ao voo noturno visual?.

O avião não tinha homologação para fazer voos noturnos através de instrumentos, ele tem apenas para voos visuais noturnos e, para isso, ?as condições de tempo precisam estar dentro do que é previsto?.

?O que eu quero crer, é que essa aeronave perdeu o motor após a decolagem. Eles estavam fazendo um treinamento de toque de retida em que o instrutor vem com o aluno, faz o pouso, arremete, inicia um novo voo num circuito de tráfego normal. Eu imagino que o piloto, de maneira muito hábil, conseguiu fazer a volta e, por pouco, não se teve uma tragédia maior.?

O comandante diz que não tem ainda conhecimento se, momento antes do ocorrido, o piloto conseguiu algum contato com a torre. ?Apesar do sufoco do momento ele pode ter informado para a torre que estava em momento difícil?

?Ele foi muito habilidoso em fazer com que o avião caísse dentro da área aeroportuária?, conclui













VEJA MAIS FOTOS DE BRITO JR.









CONFIRA ABAIXO FOTOS DAS VÍTIMAS



RODRIGO VIANA MORAIS



MARCOS RONALD



MARCUS ESCÓRCIO



GUILHERME RODRIGUES

Fonte: Denison Duarte