Quer fugir da crise com seu parceiro (a)? Saiba como consertar seu casamento em quatro passos

Quer fugir da crise com seu parceiro (a)? Saiba como consertar seu casamento em quatro passos

Segundo dados do IBGE, apesar de o número de casamentos ter crescido na última década, a quantidade de separações também aumentou

Parece que todo dia tem gente se casando no Facebook, mas também não tarda até um amigo mandar mensagem dizendo que terminou com a mulher. Será que a tendência é termos cada vez mais relacionamentos e, consequentemente, términos?

Segundo dados do IBGE, apesar de o número de casamentos ter crescido na última década, a quantidade de separações também aumentou. Só em 2012, foram registrados 341,6 mil divórcios no Brasil.

Isso comprova que até o Facebook não está tão errado assim. Pra você que não quer fazer parte dessa estatística, fique ligado nos quatro passos para recuperar o clima na vida amorosa ? e dê um jeito no seu relacionamento que está por um fio.

1) Admita quando precisar de ajuda

Se você é o marido ou a mulher, pouco importa, só lembre-se de pedir ajuda ao seu parceiro nas tarefas de casa. Isso serve para qualquer situação em que a outra pessoa não está colaborando e você está fazendo todo o serviço. Às vezes, o nosso parceiro realmente não sabe que está nos sobrecarregando, então é essencial dizermos a verdade em vez de simplesmente assumirmos que ele tem de saber como estamos nos sentindo.

Agindo assim você dará a ele (ou ela) a chance de mostrar que se importa com você, pois dependendo de quão disposto ele se mostrar, você saberá qual o seu valor. Não deixe a coisa se acumular. Se você teve um dia frustrante, decepcionante, entediante ou o escambau, não vá falar com seu parceiro explodindo de raiva sobre as coisas que ele não tem feito dentro de casa. Não deixe a situação chegar a esse ponto: fale logo que se sentir sobrecarregado.

2) Aceite que sua esposa não é perfeita

Todos nós temos momentos difíceis e já passamos por situações embaraçosas e indesejáveis. Portanto, quando é o nosso parceiro que está passando por esse momento, o mínimo que ele espera de nós é apoio e compreensão. É claro que eventualmente vamos soltar um ?Me desculpe, mas não posso ajudá-lo agora? ou ?Mas o que eu posso fazer??. No entanto, isso irá variar muito de situação para situação. Nos momentos delicados temos que ser mais compreensivos, porém quando não se trata de nada sério, até vale dar um ?chega pra lá?.

3) Reconecte-se com você mesmo

Independentemente de como seu marido ou sua esposa reagir ao seu pedido de ajuda, se você realmente quer salvar seu casamento, seu plano também inclui ter mais tempo na agenda. Colocar as crianças na cama mais cedo é uma opção. Mas sair mais com os amigos, fazer exercício físico e cuidar de você são coisas que vão te ajudar a quebrar a rotina e atrair ainda mais o seu parceiro. Digamos que é meio impossível melhorar o relacionamento com alguém se você não tiver tempo e nem humor para isso.

4) Lembre-se por que você se casou (lá atrás)

É sempre bom dar uma olhadinha para trás e relembrar como os tempos já foram outros. Às vezes estamos tão envolvidos numa situação ? numa briga ou picuinhas de casamento ? que somos incapazes de valorizar quem está ao nosso lado. Afinal, você simplesmente esqueceu que um dia escolheu alguém para passar o resto de sua vida? Lembre-se daquele homem ou mulher que você se casou anos atrás e realce as qualidades dessa pessoa, em vez de somente os defeitos. Basicamente, no casamento temos que dar para receber, então se você não souber valorizar quem está ao seu lado, dificilmente será valorizado.

Fonte: Yahoo