Reabertura da Potycabana será nesta quinta e cria expectativa em Teresina

Reabertura da Potycabana será nesta quinta e cria expectativa em Teresina

O parque tem a proposta de voltar a ser opção de lazer, convivência e práticas desportivas

A reabertura da Nova Potycabana vem gerando expectativas. O parque, construído na década de 90, foi uma importante área de lazer e estava fechado desde 2008. Com sua reabertura na próxima quinta-feira (16), voltará a ser opção de lazer, convivência e práticas desportivas para os teresinenses.

Para Tiago Resende, praticante da corrida, a expectativa para inauguração do parque é grande. ?A nova Potycabana será uma ótima opção, apesar de já termos outros locais para caminhada e corrida, como as Avenidas Raul Lopes e Joaquim Nelson, haverá no mesmo espaço a possibilidade de praticar outros esportes.

Mais uma opção de lazer é sempre bem-vinda?, disse Tiago Resende, A revitalização foi pensada para atender um público diversificado que precisa de um lugar seguro para caminhar, praticar esportes e brincar.

?Essa é uma área de lazer onde podemos trazer nossas crianças para andar de bicicleta, uma área fechada que proporciona tranquilidade e segurança, além disso, estará aberta todos os dias?, comemora Sulene Aranha Lima, 44 anos, avó de Heric, 8 anos.

Com 15 mil metros quadrados de áreas verdes, o Parque Potycabana, que ocupa uma área total de 43 mil metros quadrados, na zona Leste de Teresina, engloba espaços voltados a práticas esportivas, lazer e apresentações culturais.

De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto de transformação do local, Leila Landim, os espaços oferecidos fomentam a mudança de hábitos da população.

?Tivemos a preocupação de arborizar o máximo de espaços possíveis e todos os locais do parque estão interligados.

Para as pessoas que costumam fazer caminhadas à noite, por exemplo, a pista de caminhada tem todo o percurso iluminado. O parque contribui para a mudança de hábito do teresinense, que vai poder se utilizar dos espaços nos mais variados horários?, disse a arquiteta.

Para Marlene Freitas, a pista de caminhada do parque é um dos locais mais requisitados. A senhora, que há quatro anos pratica atividades físicas diariamente, diz que a iniciativa de caminhar contribui diretamente para a melhoria de sua qualidade de vida. Aos 68 anos, aposentada, avó de 10 netos, vê no parque um local para a prática do exercício físico.

?Depois que comecei a caminhar, durmo melhor, e não sinto tantas dores como antes. Há muito tempo esperava um local como a Potycabana para frequentar com tranquilidade?, relata.

A prática de atividade física, com recomendação médica e acompanhamento profissional, ajuda a potencializar hábitos saudáveis. ?Toda e qualquer atividade física traz benefícios.

Para pessoas mais velhas, a caminhada é uma boa opção e para jovens, esportes coletivos, que propiciam um gasto calórico maior é mais aconselhável.

Toda pessoa deve, no mínimo, realizar 30 minutos de atividade física, e em um espaço que engloba várias opções de atividades, como o Parque da Potycabana, fica mais fácil fomentar isso? confirma o educador físico, Alisson Barcelar.

Escolinha e circuito anual de Skate


Reabertura da Potycabana será nesta quinta e cria expectativa em Teresina

Outros espaços no parque, também voltados para a prática de esportes, podem ser utilizados pela população, como a ciclovia, quadras de tênis, badminton, futsal, campo e pista de skate. Essa última foi construída com a assessoria de projeto do presidente da Associação Teresinense de Skate (ATS) de Teresina, Thiago Costa.

Para o skatista, a construção da pista de streek contribui positivamente para a prática do esporte, por responder as demandas crescentes dos esportistas da modalidade na capital e, também, pelo espaço estar bem localizado. O projeto vai além da construção da pista e irá oferecer escolinha de skate e circuito anual do esporte.

"A pista de skate está sendo muito esperada por todos os skatistas, não só por mim, e a gente vem comentado muito isso. Teresina está crescendo agora no aspecto de locais para prática de esportes. Acho que a Potycabana conseguiu englobar o skate dentro de uma forma bem mais ampla de lazer.

Vai ser um dos melhores locais para se andar, por conta dos pontos de segurança da Polícia Militar, e ainda vai ser aberto direto. Para o Skate é uma conquista muito grande, há muito tempo a gente vem batalhando para conseguir pistas em espaço público.

Até já temos algumas, mas a da Potycabana vai ser um dos pontos principais para a prática desse esporte", afirma Maurício Pokémon, fotógrafo e skatista.

Diego Araújo, que é ciclista, também ressalta as qualidades da estrutura do parque. "Acho que tem tudo para ser um ótimo ponto de encontro, de lazer e descontração em Teresina, e não só para os ciclistas. Servirá para a população teresinense em geral, devido a sua boa localização", comenta.

O Parque Potycabana segue o modelo de outros parques nacionalmente conhecidos, como o do Ibirapuera, em São Paulo. Rampas e espaços adaptados seguem por toda a estrutura do lugar, para propiciar acesso às pessoas com deficiência.

"Todo parque foi dotado de rampas, os cadeirantes terão acesso a todos os espaços. Também foram instalados pisos do tipo podotátil, para os deficientes visuais", esclarece Leila Landim.

Parque Histórico


Reabertura da Potycabana será nesta quinta e cria expectativa em Teresina

A Potycabana está fechada desde 2008, quando as primeiras reformas e reparos foram iniciados. A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) é responsável pela obra, que gerou um investimento de R$ 5 milhões.

A estrutura do parque passou por muitas reformulações, as antigas piscinas existentes no local deram espaço à construção de novas quadras e áreas de convivência. "A Potycabana é realmente uma obra muito esperada por toda a população.

O trabalho realizado busca oferecer às pessoas um espaço aberto e gratuito para a prática de esportes, passeios familiares e entretenimento para as mais variadas faixas etárias. O parque foi todo pensado para propiciar lazer, esportes e cultura à população", disse o secretário de Infraestrutura, Castro Neto.

Na Potycabana, através da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), acontecerão atividades culturais para utilização dos palcos existentes e também a realização de ginástica ao ar livre, shows de música, dança e teatro.

Além de contar com praça de alimentação, quiosques, restaurante, playground e praça de convivência, que recebeu 117 bancos, onde familiares e amigos poderão se reunir. O local funcionará diariamente das 5h às 22h.

Fonte: Jornal Meio Norte