Receita alerta para e-mail falso sobre malha fina do IR

Instituição emitiu alerta informando sobre a mensagem de e-mail falsa; veja quais são as orientações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal enviou alerta nesta segunda-feira, 18, sobre uma mensagem falsa de e-mail que circula na internet em nome da instituição. O texto traz informações dizendo que o contribuinte está na malha fiscal e ainda induz a clicar em um link que supostamente levaria a um relatório do Imposto de Renda 2018.

A Receita ressalta que não envia e-mails para informar se o contribuinte está ou não em malha fina e também não autoriza outras instituições a enviarem e-mails em seu nome.

A instituição orienta que as pessoas que receberam esse e-mail devem apagá-lo, pois pode conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador do usuário.

"Como o e-mail abre a possibilidade de 'entrega de documentação', há ainda o risco de exposição de dados pessoais do cidadão, o que pode facilitar o cometimento dos mais diversos tipos de fraudes", diz a nota.

Malha fina

Para saber se a declaração está na malha fina, o contribuinte deve acessar o Extrato de Processamento da DIRPF, via e-CAC, no site da Receita Federal. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Na seção "Pendências de malha" do extrato, o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES