Recém-nascida que caiu no chão em hospital de Votorantim está em casa

Bebê passou por novos exames e teve alta médica. Pai da criança registrou boletim de ocorrência.

A recém-nascida que sofreu uma queda ao ser colocada por uma enfermeira no berço, minutos depois de tomar o primeiro banho na Santa Casa de Votorantim (SP), logo após o parto, já está em casa. O acidente aconteceu na última terça-feira (8) e a criança precisou ser transferida para o Hospital Regional de Sorocaba (SP), onde ficou internada até sábado (12).

Exames realizados na unidade hospitalar apontaram um hematoma na parte interna superior da cabeça do bebê, do lado esquerdo. Além disso, foi constatada uma pequena hemorragia, segundo informações da Secretária da Saúde. Antes da bebê ter alta, um novo exame foi realizado, em que não foi constatado evolução na lesão, bem como o interrupção da hemorragia.

Apesar do diagnóstico, o pai da criança, Fábio Moreira não está totalmente aliviado. "Eu creio em Deus e espero que, realmente, minha filha não sofra nenhuma sequela por causa da queda. Ela está respondendo bem a amamentação e tendo todos os reflexos, mas eu só vou ficar tranquilo depois que fizeram uma nova tomografia", desabafou o pai.

De acordo com o Fábio, os médicos agendaram um novo exame, que deve ser feito nos próximos 15 dias. Mesmo assim, um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Votorantim por lesão corporal.

"Eu estou reunindo todos os resultados dos exames, além de fotos e vídeos que fiz durante esses dias de sofrimento. Eu já conversei com um advogado e estou avaliando o que fazer. Não quero prejudicar ninguém, mas alguém precisa responder pelo que aconteceu", completa o pai.

Entenda o caso

A bebê havia acabado de nascer quando sofreu uma queda ao ser colocada em um berço pela enfermeira, logo após tomar o primeiro banho. O acidente aconteceu na terça-feira (8), na Santa Casa de Votorantim. "Ela lavou o corpinho dela (bebê) em uma banheira e decidiu colocar a bebê em baixo de uma luz . Alguém tirou aquele berço e deixou só um colchonete de plástico fino que não segura nada. E ela [enfermeira], quando colocou a criança, na mesma hora foi para o chão, rodou, acho que bateu com a cabeça", relata o pai Fábio Moreira.

A direção da Santa Casa informou que está tomando todas as providências de assistência à recém-nascida e aos pais e também disse que deverá ser aberta uma comissão para apurar se houve negligência da enfermeira.

"Toda ocorrência que tem essa conotação, a administração abre um procedimento administrativo para apurar os fatos, não só para preservar a criança, como também para que regule o trabalho da enfermagem e o trabalho dos profissionais do hospital. Nós tivemos um acidente que trata-se de uma profissional com 7 anos de casa, com 20 anos de profissão. Isso configura um acidente de trabalho", explica o advogado da Santa Casa, Lázaro de Góes Vieira.

Fonte: G1