Rede Feminina de Combate ao Câncer combate a doença com alegria e amor

Voltada ao esforço de amenizar o sofrimento de quem está doente, a Rede Feminina de Combate ao Câncer vem há quase 30 anos contribuindo para o bem-estar físico e psicológico das pacientes beneficiadas

Doação de amor | Victor Gabriel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio as incertezas, a luz. Os sorrisos brotam com o colorido, o quarto monocromático é deixado de lado, ao mesmo tempo que renasce a esperança. Um novo gás, uma nova força se constrói, e em volta do castelo se faz viva a maior expectativa, a alegria cessa a dor e alimenta o coração de paz. Afugentando o choro, deixando-os prontos para o combate. A intensidade da batalha causa temor, mas não é maior do que a teia de amor indissolúvel. Furtada pelo câncer, a infância lhes é devolvida nas mais simples brincadeiras; vitória para a qual não cabem explicações e reúne todos em uma rede.

Fundada em 86, a Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que objetiva a luta contra a doença, inserindo atividades lúdicas, unificadas, de modo a atingir os pacientes com o otimismo e a força de vontade passada gesto após gesto. Abusando da criatividade e trazendo vida ao ambiente hospitalar, a ação trabalha o âmbito psicológico do corpo, preparando para as duras intervenções medicamentosas e cirúrgicas, galgando a transformação de uma fase tão difícil em apenas mais uma etapa a ser percorrida. Montada por um grupo de voluntárias engloba desde o suporte necessário para o tratamento até o fornecimento de fraldas e alimentos para aqueles que não possuem condições de adquiri-los. Sem qualquer pretensão financeira, a mística da RFCC se reflete nos olhares de agradecimento. Quando a emoção toma conta não há como controlar, as lágrimas escorrem de felicidade, o encontro de colaboração se concretiza, as famílias já não estão sozinhas.

Há cerca de 15 anos na entidade, a recreadora Silvane Silva já não consegue mais deixar de realizar o trabalho social, encontra na ação o arcabouço para mudar a realidade. “A ideia da RFCC é nacional, mas cada Estado desenvolve os seus próprios projetos, aqui observamos bastante a necessidade dos pacientes e procuramos envolvê-los nas atividades”, comenta. Atualmente, 70 voluntárias estão cadastradas e comparecem frequentemente, mas ainda existe as pessoas que sequer estão inseridas na lista e resolvem comparecer na instituição e doar tempo, carinho, em prol do fortalecimento da causa. “Eles surgem repentinamente e começam a contribuir, todos são sempre muito bem-vindos”, aponta.

Silva reitera ainda que há um curso preparatório específico. “Existe essa capacitação para os voluntários, é algo muito importante para difundir as informações sobre o funcionamento da rede”, impõe. O passo a passo da iniciativa nem sempre é fácil, conviver com os pacientes e acompanhar o desgaste do tratamento exige um alto grau de determinação. “No princípio eu saía arrasada daqui, hoje já é o contrário. Temos que ver que o câncer não é como antigamente, hoje em dia temos muitos casos de cura. Antigamente, eu também chegava e perguntava sobre a doença, hoje em dia vejo que isso não é bom. Quando eles vêm para cá querem esquecer de tudo, fugir do quarto, da internação, é um momento de alívio”, conta a dentista Karoline Falcão, voluntária há 4 anos.

A ajuda no fim, não é apenas para os pacientes e a família, se difunde e atinge o infinito. “Sabemos que é um tratamento muito sofrido, buscamos ajudar, mas no final acabamos ajudando a nós mesmos, passamos a ver a vida de uma forma diferente”, constata Falcão. Uma vez por semana ela comparece na sede da instituição. “Fico ansiosa para que chegue logo o momento para vir”, diz.

A dedicação rompe fronteiras. “Somos uma família, acompanhamos diariamente cada caso, essas pessoas vão fazendo parte da nossa vida, ficamos anos e anos acompanhando. São como entes queridos”, afirma Silvane Silva.

Apesar de satisfatório, existem momentos difíceis, administrá-los exige força interior. “A gente é tão íntimo que chora junto com as mães; é um trabalho recíproco”, dinamiza.

No fim dos opostos são colocados frente a frente, uma hora eles vão embora, ou a tristeza é suplantada ou a alegria transborda. “Alguns ficam três, quatro anos e não conseguem evoluir no tratamento, acabam nos deixando, isso parte nosso coração, já outros vão embora porque ficaram curados e não sabemos mais notícias”, finaliza a recreadora.

O carinho das mães

Imersas no acompanhamento dos filhos, as mães sofrem e comemoram junto, unem-se numa corrente de amor e nunca fogem da luta. No leito, não saem do lado da cama, permanecem despertas, fortes, com o sonho do dia em que a tristeza chegará ao fim. A Rede Feminina de Combate ao Câncer funciona como um alento e “estende a mão” nesse difícil processo. “Não sei o que seria da gente sem eles, o clima do hospital é muito ruim e aqui esquecemos de tudo”, sintetiza a dona de casa Nayara Soares.

Mãe de Luís Felipe Andrade, de 6 anos, ela relata que sofreu demasiadamente após descobrir que o filho tinha leucemia. O diagnóstico aconteceu quando o menino tinha 3 anos de idade, desde então nada foi igual. “Quando conheci o trabalho da rede, foi um grande alívio, estava desesperada, me sentia só, com a ajuda desse trabalho passei a ter apoio”, detalha. Essa sensação percorre todos os âmbitos. “Eles contribuem com tudo, até mesmo a conseguir a medicação”, impõe.

Luís se sente melhor com a animação trazida pelo grupo e não deixa de participar de nenhuma atividade. “O que eu mais gosto é das brincadeiras”, limita. E ainda comenta: “Tenho até minha ‘tia’ preferida”, destaca.

Doação de fraldas e leite

A entidade sobrevive com a contribuição dos cidadãos teresinenses, na lista de iniciativas está também a distribuição de leite e fraldas. “Apenas em uma unidade foram 2.604 pacotes de leite distribuídos e 1.804 unidades de fraldas (incluindo os pacientes adultos e os da ala infantil)”, conta a auxiliar administrativa Sandra Sousa. A manutenção desses serviços encontra complicações, por isso a doação se faz essencial. “É um aprendizado, você cria uma ligação com os pacientes, é totalmente relevante essa construção; é um ambiente de acolhimento e precisamos estar unidos”, relata.

A lição de vida dada com os sentimentos transmitidos no projeto reaviva a importância do apoio, não importa qual seja o tamanho dele, com o pouco se constrói uma ação louvável, indescritível. “É uma escola, aprendemos a ser solidários, a dar valor às coisas, às vezes reclamamos por tão pouco”, relembra a recreadora Silvane Silva. Os quadros desenhados ao apogeu das atividades recobrem o cenário de festa e positividade. “O lanche que é servido aqui na RFCC é o mesmo que servem nos quartos do hospital, mas lá muitos não comem, já com tudo que armamos, tal como as brincadeiras, abre o apetite deles, muda emocionalmente”, finaliza.







Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES