Rede MN faz reportagem para testar honestidade da população

A reportagem foi no centro de Teresina para avaliar honestidade

Olho por olho, dente por dente! O ditado popular quer dizer que as pessoas devem agir na mesma proporção em que sofrem algum tipo de dano. E em meio a tempos em que são noticiados diariamente novos casos de corrupção no meio político, onde o dinheiro público é administrado por parlamentares que não mostram o mínimo de respeito com a sociedade ou ainda os inúmeros casos de assaltos e roubos, assim como a violência de uma forma geral, a expressão citada acima tem sido vivenciada cada vez mais forte entre as pessoas.

Ao menos é o que mostra uma reportagem da Rede Meio Norte, comandada pelo jornalista Luis Fernandes, que realizou um experimento no centro de Teresina, para testar o nível de confiança e honestidade das pessoas. Ele comprou três aparelhos de celulares e de forma individual deixou à mostra em público, simulando ter esquecido de pegar o aparelho, logo depois saiu de perto do telefone e esperou para registrar o que acontecia e qual seria a reação das pessoas com quem conversava.

O resultado? Já a primeira pessoa levou o aparelho, sem saber que estava sendo filmado, o rapaz, que não teve a identidade revelada, negou que estivesse visto o celular. “O cinegrafista pegou a imagem do momento em que ele pega o celular, coloca no bolso, levanta e sai como se nada tivesse acontecido”, relata o repórter.

Luis Fernandes diz ainda que começa o diálogo com o homem comentando o aumento da criminalidade e falta de caráter e honestidade das pessoas e logo depois que deixa o local, esquecendo o celular, ele pega o telefone e depois se faz de desentendido. “Eu vou atrás, pergunto pelo celular e ele nega que tenha visto”, conta.

O material jornalístico ressalta como a honestidade pode ser um principio para uns e apenas uma palavra para outros em meio a um momento em que tantas pessoas reclamam de corrupção no Brasil. Nos outros testes, as pessoas devolveram o celular. “Se fala muito que os políticos são corruptos, mas é preciso analisar e refletir sobre nossos atos também”, frisa. A reportagem especial vai ao ar nesta terça-feira (19), durante toda a grade de programação da Rede Meio Norte

O repórter afirma que tomou como referência um  teste realizado nos EUA e logo depois em São Paulo. Foram instalados uma mesa com vários relógios, um anúncio de venda e uma caixa em que o cliente deveria depositar o dinheiro se quisesse levar algum deles. Nos Estados Unidos, dos 4 testes que foram feitos, todos pagaram. No Brasil, logo de cara um casal levou um relógio sem pagar, um segundo rapaz chegou e depositou R$ 20 pelo acessório e em seguida dois homens levaram os relógios e ainda a caixa do dinheiro.


Rede MN faz reportagem para testar honestidade de teresinenses
Rede MN faz reportagem para testar honestidade de teresinenses
Rede MN faz reportagem para testar honestidade de teresinenses
Rede MN faz reportagem para testar honestidade de teresinenses
Rede MN faz reportagem para testar honestidade de teresinenses
Rede MN faz reportagem para testar honestidade de teresinenses

ASSISTA A REPORTAGEM:

Fonte: Portal MN