Boa Esperança atinge 100% de sua capacidade, no Piauí

Boa Esperança atinge 100% de sua capacidade, no Piauí

Nesta segunda-feira, duas comportas, do reservatório de Boa Esperança foram abertas e cerca de 400 metros³ de água do Rio Parnaíba sai por segundo

O reservatório da Hidrelétrica de Boa Esperança atingiu o ápice de 100% no armazenamento de água neste domingo, dia 5 de maio. Isso corresponde a 5 bilhões de metros cúbicos de água. No Brasil apenas dois reservatórios conseguiram este patamar: o de Tucuruí no Pará e o de Boa Esperança, no Piauí.

Nesta segunda-feira, duas comportas, do reservatório de Boa Esperança foram abertas e cerca de 400 metros cúbicos de água do Rio Parnaíba estão sendo despejadas por segundo. Airton Feitosa, gerente regional da Chesf no Piauí, comemora o resultado.

?O que toda empresa de geração de energia elétrica quando cuida de uma usina busca é exatamente suprir o seu reservatório dentro do período 1 até o patamar de 100%. A barragem de Boa Esperança atingiu, mais uma vez, ao longo desses 43 anos de operação, 100% de sua capacidade. Então, a partir daí, já estamos entrando no mês de maio, no chamado período seco, que vai até novembro e nessa fase agora essa pouca afluência, essa pouca água que está entrando no reservatório que nós vamos compensar com essa defluência apenas para manter essa regularização de um volume de 100% em relação ao que está entrando?, declara.

Contudo, o gerente regional da Chesf, explica ainda que a vazão não traz risco do rio transbordar, já que o procedimento é monitorado pela Chesf. ?É uma situação bem tranquila, a vazão está extremamente regular?, finaliza.

Fonte: Marcilany Rodrigues