Representantes da Saúde do PI vão a Fórum de Vigilância Sanitária

O Fórum aconteceu nesta quarta-feira em Natal

Nesta quarta-feira (03), representantes da Vigilância Sanitária do estado do Piauí, do COSEMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina participaram do Fórum Nordeste do Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária, que está ocorrendo na cidade de Natal – RN. O evento é promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e reúne profissionais da área da saúde de toda a região nordeste.

Alduína Rego, diretora de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, está participando do Fórum e relata  a sua visão sobre a temática: “É muito importante que a Vigilância Sanitária se integre ao SUS de forma complementar, com informações qualificadas, permitindo aos sujeitos o entendimento da necessidade de segurança sanitária.”, conta.

Ela afirma ainda que todos são co-responsáveis pela segurança sanitária: “É preciso que trabalhadores SUS, usuários, comunidade e gestores tenham consciência sanitária. Somos todos co-responsáveis pela segurança e eliminação (ou amenização) dos riscos sanitários. Os cuidados não se restringem à área hospitalar, mas abrangem, entre outros, o consumo de alimentos, a criação de animais domésticos e a utilização de cosméticos. Assim, a consciência sanitária deve ser no dia-a-dia, na vida”, explica.

 

Após o término dos Fóruns Regionais, os representantes de cada estado participarão em Brasília do Fórum Nacional, nos dias 21 a 23 de outubro, onde serão debatidos os consolidados regionais com a finalidade de construir um documento nacional que fortaleça o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária -SNVS.

Fonte: Assessoria