Residentes da Fazenda da Paz recebem certificados e comemoram

Alunos comemoram entrega de certificados

Trinta e sete residentes integrantes do projeto “Aprender para Vencer”, promovido pela Comunidade Terapêutica da Fazenda da Paz, receberam na manhã de quarta-feira (15), certificados dos cursos profissionalizantes oferecidos pela organização.

O projeto que tem como objetivo contribuir com a reinserção dos residentes no mercado de trabalho, em parceria com a entidade suíça Brucke Le Pont, ofereceu os cursos de Marcenaria, Tornearia Mecânica, Montagem e Manutenção de Computadores e Técnicas Agrícolas, todos acompanhados pelo curso de Informática Básica.

Para Célio Barbosa, coordenador geral da Fazenda da Paz, os certificados representam aos residentes uma oportunidade para serem inseridos no mercado de trabalho.

“Esses certificados significam que homens caídos, nesse momento se levantam para viver em sociedade. Isso é muito forte para a Fazenda da Paz, com essa oportunidade, além de resgatarem suas próprias vidas, aprenderam uma profissão para ir ao mercado de trabalho”, ressalta.

Célio Barbosa descreve, ainda, a sensação dos residentes ao adentrar em cursos profissionalizantes na Fazenda da Paz. “Vieram de cabeça baixa, conseguiram reconstruir as suas vidas e voltam à sociedade para contribuírem e de cabeças erguidas”, pontua.

Ingrid Lustosa, coordenador do Projeto Aprender para Vencer, acredita que o objetivo dos cursos profissionalizantes foi alcançado, já que a maioria dos integrantes conseguiram concluí-los.

“Conseguimos resultados positivos, porque 80% de reinserção no mercado de trabalho já é um número muito elevado. E poder certificar pessoas que estão fazendo um tratamento de dependência química, que já é difícil, nos deixa muito felizes, por encerrarem o tratamento, tendo uma oportunidade lá fora”, comemora a coordenadora do projeto.

Alunos comemoram entrega de certificados

O sentimento de realização transbordava nos olhares dos residentes da Fazenda da Paz, durante o evento de certificação do projeto “Aprender para Vencer”. Dentre os concludentes estava Leonardo Lacerda.

“Esse projeto me ajudou por ser uma ferramenta a mais da minha inclusão na sociedade. Mesmo eu já tendo algum conhecimento, é sempre bom eu ampliar os saberes, ainda mais a gente que vem de uma vida sem disciplina e desregrada, voltar ao mercado de trabalho tão competitivo e exigente”, declara o jovem que fez o curso de Manutenção de Computadores.

Já o residente Ronald Carvalho, que estava sendo prestigiado por sua mãe, Ana Rosa Carvalho, garante que a conclusão do curso profissionalizante vai contribuir em seleções de empregos.

“A expectativa é dar continuidade a uma vida boa. Já que eu passei tanto tempo destruindo minha vida, pretendo me inserir no mercado de trabalho. Agora que tenho esse certificado, somar com alguns outros que já tenho e assim arrumar um bom emprego”, pontua, Ronald Carvalho que está há sete meses na Fazenda da Paz.

Ana Rosa Carvalho, que procura acompanhar as conquistas do filho, fala emocionada do tratamento que ele recebeu na Fazenda da Paz. “Eu agradeço muito a oportunidade, dada pela Fazenda da Paz, a esses rapazes que necessitam de atenção e bom convívio. Porque só quem sabe quais os sofrimentos por que uma família passa são as mães desses jovens”, desabafa a mãe de Ronald Carvalho.

Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele