Rio sobe e deixa 82 famílias desabrigadas no PI

Rio sobe e deixa 82 famílias desabrigadas no Piauí

As chuvas dos últimos dias causaram transtornos em Esperantina, município localizado a 150 quilômetros de Teresina. De acordo com informações da Comissão Municipal de Defesa Civil da cidade, 82 famílias foram desabrigadas. A Secretaria Estadual da Defesa Civil já foi informada e, desde a manhã desta terça-feira (26), monitora a situação em conjunto com as autoridades municipais.

De acordo com o coordenador da Comissão Municipal da Defesa Civil de Esperantina, Patrócolo Silveira, o Rio Longá, que banha a cidade, está 7,80 metros acima do seu nível normal. ?Por conta disso, 82 famílias já estão desabrigadas?, explica.

As 82 famílias desabrigadas foram encaminhadas para seis abrigos mantidos pela Prefeitura de Esperantina, além de casas de familiares. ?Também já disponibilizamos quatro caminhões para recolher as famílias das áreas de risco?, esclarece Patrócolo Silveira.

O deslocamento dessas famílias deve ser feito tão logo os agentes de saúde do município finalizem o mapeamento das áreas de risco e detectem novas famílias em risco, segundo reunião realizada em Esperantina na manhã desta terça-feira. ?Se as chuvas continuarem na mesma intensidade, novas famílias devem ficar desabrigadas?, assinala Patrócolo Silveira.

A preocupação da Comissão Municipal de Defesa Civil se justifica. A previsão do tempo para a cidade de Esperantina prevê sol com muitas nuvens durante todo o dia e períodos de nublado com chuva a qualquer hora todos os dias, até o fim da semana.











Fonte: CCOM, www.pi.gov.br