Roberto Alencar comenta tema de redação adotado no Enem 2013

Roberto Alencar comenta tema de redação adotado no Enem 2013

Na redação, cujo assunto estava relacionado à Lei Seca, o aluno teria que problematizar o tema, logo de início estabelecer o problema.

O professor de Redação Roberto Alencar esteve no programa Agora, da Rede Meio Norte, nesta segunda-feira, 28, e tratou da sua previsão certeira em relação ao tema do Enem 2013. ?Eu disse ao telespectador que todos os temas relacionados a crimes possuem um fator em comum que seria a impunidade, a própria ineficácia da lei?.

Na redação, cujo assunto estava relacionado à Lei Seca, o aluno teria que problematizar o tema, logo de início estabelecer o problema. ?Por exemplo: a Lei Seca, apesar dos efeitos positivos ainda é ineficaz e não está sendo aplicada devido à impunidade, devido à precária fiscalização e ao despreparo de alguns policiais?, diz o professor. Segundo ele, no final da dissertação o aluno teria que apresentar uma solução para o problema abordado no desenvolvimento da redação.

Por fim, Roberto Alencar, assegura que o Enem estabelece um modelo de dissertação fixo. ?O Enem não abre espaço para a criatividade, para a originalidade. O candidato tem que estabelecer uma tese, defender essa tese e, no final, apresentar uma solução?.

Fonte: Denison Duarte