Rotary International transforma vidas em intercâmbio de jovens

E estudantes brasileiros também têm a oportunidade de adquirir

Viver em um país do outro lado do mundo, aprender uma nova língua e conhecer uma nova cultura é o sonho de muita gente. E o Rotary International é uma excelente oportunidade para isso.

Na manhã de ontem, 15 jovens da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, França e Taiwan reuniram-se no prédio da Associação Industrial do Piauí (AIP) para compartilhar suas experiências.

No Piauí, o Rotary International atua através do Distrito 4490, que corresponde aos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. “Aqui nós somos os amigos de vocês”, começou Ehrlich Cordão, chairman do Piauí, em sua fala com os jovens estudantes.

Os clubes de Rotary pregam o companheirismo e a paz entre os povos. E estudantes brasileiros também têm a oportunidade de agregar conhecimentos. A exemplo de Fábio Parente, que passou uma temporada na França. “Mudou meu jeito de ver o mundo, foi muito forte. Abre a cabeça da gente de todas as maneiras possíveis”, explica.

Mais ao norte do globo a jovem Emily Nicolas Mayes, do Canadá, já arrisca um bom português. “Eu estou muito animada por estar aqui. As pessoas são maravilhosas. Todo mundo é legal e gosta de ajudar o próximo. É incrível!”, diz entusiasmada.

Tim Christian Lenke, da Alemanha, também deixou seu registro da primeira visão do Brasil. “É muito bom. Eu moro em Teresina e penso que o Brasil é muito quente, mas tem pessoas muito interessantes”, considera o estudante.

As inscrições para o intercâmbio são feitas através do site http://www.intercambiorotary4490.com.br/.

“O intercâmbio do Rotary é aberto para jovens de 15 a 17 anos, que o programa de intercâmbio de jovens. Neste tipo de programa existem dois segmentos: o de curta duração, que é de três meses, e o de longa duração, que pode ter até um ano. Temos convênio com 12 países no exterior”, finaliza Cordão.

Fonte: Lindalva Miranda e Lucrécio Arrais