RS tem vento de até 80 km/h provocando estragos em cidades

Força do vento danificou telhado de escola e arrancou orelhões.

O vento forte que atinge Santa Maria desde a madrugada deste domingo (11) causou muitos estragos na cidade. Segundo o setor de meteorologia da Base Aérea, as rajadas chegaram a alcançar 74 quilômetros por hora. No bairro Tomazetti, parte do telhado da Escola Municipal de Educação Infantil Ângela Tomazetti foi levada pelo vento, na Rua Francisco Figueiró.

Também há registro de destelhamentos nos bairros Rosário e Campestre do Menino Deus e na Vila Schirmer. Alguns pontos da cidade também sofrem com a queda de árvores e a falta de energia. Na Avenida Borges de Medeiros, orelhões foram arrancados pela força do vento. Por causa da ventania, a 38ª Exposição Aeronáutica (Expoaer), que começou no sábado (10) e seguiria na tarde deste domingo, na Base Aérea, foi suspensa.

Os bombeiros e a Defesa Civil registraram muitos pedidos de ajuda. Apesar do predomínio do sol em grande parte do dia nas áreas da Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte, intensas rajadas de vento foram registradas neste domingo (11) em algumas partes do Rio Grande do Sul.

As imagens do satélite mostram uma grande quantidade de nuvens espessas e com potencial para temporais isolados na metade sul do Estado. Em Uruguaiana, Santana do Livramento e Quaraí já choveu quase 20 mm desde as 7h. As rajadas de vento chegaram a 82,8 km/h em Uruguaiana, 74 km/h no Chuí, 78,4 km/h em Santa Maria e 72km/h em Soledade. Nas praias do Litoral Norte, venta forte com rajadas de mais de 50 km/h desde a madrugada.

Nas próximas horas, a tendência é de a frente fria avançar em direção ao norte gradativamente. Na segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora de Aparecida, a frente fria atua mais ao norte. Na metade sul, o dia irá começar seco com aberturas de sol. Até o fim do dia, o sol volta a predominar em praticamente todas as regiões. Na capital, as máximas neste domingo podem chegar a 30°C, enquanto a mínima ficará em 12°C.

Fonte: g1, www.g1.com.br