Saiba o que é e se você sofre de “pescoço de texto”

Cabeça abaixada para olhar o aparelho causa sobrecarga na nuca

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novos costumes e hábitos influenciam na postura e na saúde do corpo. Que o diga a epidemia de obesidade que afeta o mundo todo. Pois o uso de celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos estão causando o chamado "pescoço de texto". Trata-se do hábito de checar mensagens, enviar outras ou ficar navegando em redes sociais, o que normalmente é feito com o pescoço dobrado, pendendo para frente.

O que pode parecer sem importância está recebendo alertas de médicos ortopedistas e especialistas em coluna. O hábito pode causar dores de cabeça ou desconfortos nos ombros, braços e até piorar casos de artrite. Sem falar nos pulsos, que já sofrem com o hábito de digitar e navegar em dispositivos como os tablets.

"O pescoço de texto é causado pela flexão do pescoço por longos períodos de tempo. O número de vítimas vem crescendo à medida que aparelhos eletrônicos tornam-se cada vez mais populares. O corpo vai se adaptando a essa postura, mas rege ao estresse, causando problemas", disse a médica Rachael Lancaster, da clínica Freedom Back.

A cada hora que você abaixa a cabeça para ficar olhando no celular, é como se um peso de 25 quilos tivesse na sua nuca, o que faz com que o seu pescoço fique se projetando cada vez mais pra frente. Alguns exercícios podem ajudar. “A pessoa vai estender a cabeça de forma suave e depois começar a estender o tronco também de forma bem suave para trás”, explica.

Pode ser no chão mesmo “Tenta levantar os cotovelos, não deixa sentir nenhuma compressão atrás”, diz fisioterapeuta. A que ponto chegamos: um mundo novo na palma da mão puxou nossa cabeça como um imã. Agora, o desafio é voltar um pouco ao passado pra que o horizonte volte a ser o foco do nosso olhar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES