Samu de Teresina ganha dez novas ambulâncias

Serão dez novas ambulâncias para renovar a frota. A previsão é que os veículos cheguem ainda este mês e que comecem a circular no início do ano.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, da Fundação Municipal de Saúde, vai receber do Ministério da Saúde, dez novas ambulâncias para renovar a frota. A previsão é que os veículos cheguem ainda este mês e que comecem a circular no início do ano.

Atualmente o Samu registra mais de 200 chamadas por dia e realiza aproximadamente 50 mil atendimentos por ano. Os serviços são prestados por dez ambulâncias de suporte básico e três de suporte avançado (com Unidade de Terapia Intensiva), além de duas motolâncias. Outras seis ambulâncias ficam na reserva técnica e três dão suporte aos hospitais do município.



Em 2010, a Prefeitura adquiriu quatro novas ambulâncias sendo três na gestão anterior e uma já no mandado do prefeito Elmano Férrer. As ambulâncias fazem o atendimento com equipe formada por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de motoristas capacitados para esse tipo de atendimento.

As motolâncias são pilotadas por técnico de enfermagem, que dão suporte às ambulâncias quando necessário e servem, também, para realizar o atendimento em locais de difícil acesso.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Teresina