SAMU de Teresina realizou mais de 46 mil atendimentos em 2014

O SAMU Teresina completou 10 anos em 2014 e conta com uma frota de 13 ambulâncias e duas motolâncias.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina contabilizou 46.883 atendimentos em 2014. Esse número corresponde a atendimentos na zona urbana de Teresina com deslocamento de viaturas até os locais acompanhados de orientação por intermédio do número da central de regulação do SAMU, o 192.

O SAMU Teresina completou 10 anos em 2014 e conta com uma frota de 13 ambulâncias e duas motolâncias.

Segundo a coordenadora do SAMU, Helsimone Alves Rodrigues, as equipes de socorro atendem em média 140 ocorrências diárias.

“O SAMU faz atendimento pré-hospitalar para que possamos salvar vidas. Nossas ambulâncias realizam as transferências inter-hospitalares, nos casos mais graves e nos quais os pacientes apresentam risco de morte”, explica.

A coordenadora solicita que as pessoas contribuam com o serviço do SAMU dando passagem para as ambulâncias. "Temos muita dificuldade em reduzir o tempo de deslocamento das ambulâncias porque infelizmente verificamos que os condutores de veículos não dão passagem para as ambulâncias", diz.

Dentre a natureza de ocorrências atendidas pelo SAMU de Teresina, 57,54% do total corresponde a traumas por acidente de trânsito e 28,64% são de atendimentos a casos de urgência obstétrica. A solicitação do atendimento do SAMU deve ser feita pela central de regulação através do número gratuito 192.

As ambulâncias do SAMU devem ser acionadas para atendimentos de urgência e emergência como: acidentes traumáticos, intoxicações por produtos perigosos, queimaduras graves e choques elétricos. Os pacientes com problemas cardiorrespiratórios e hipertensão arterial devem ser encaminhados ao serviço de saúde por intermédio do SAMU, sempre que apresentarem quadros de crise.

Fonte: Ascom