Santa Maria da Codipi tem o maior número de suspeitas de dengue

O número de casos confirmados da doença subiu de 1.854 para 2.213

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Santa Maria da Codipi, localizada na zona Norte de Teresina, é o bairro com o maior número de suspeitas de dengue. A área apresenta 151 registros, mais que o dobro do segundo colocado, que é o bairro Lourival Parente (70).

Em todo o Piauí, o número de casos confirmados da doença subiu de 1.854 para 2.213 registros da doença. Em 2015, o número de casos aumentou em 17,54% em relação ao ano passado.

Estes dados são preocupantes para aquela comunidade, que pede mais atenção do poder público para sanar a endemia. Porém, segundo Paulo Cézar, presidente da Associação dos Moradores locais, a própria população também deve fazer sua parte. “Não adianta a prefeitura limpar os terrenos se os moradores vão lá e sujam depois. A população também tem que colaborar para eliminar os focos de dengue”, afirma.

A Associação dos Moradores já vinha tentando conscientizar a população acerca da problemática. “Nós tentamos fazer um trabalho de conscientização junto às escolas e creches, para educar as crianças e pedir a colaboração dos pais para o combate à dengue, mas ainda assim não adianta e os casos mostram isso”, declara Paulo Cézar.

A grande Santa Maria da Codipi concentra muitos lotes em desuso, com mato alto e acúmulo de lixo. Por causa disso, os casos de dengue se disseminam com os focos de aedes aegypti, que precisam apenas de água parada e limpa para se desenvolver.

Pneus, garrafas, latas e qualquer recipiente que possa acumular água vira fácil um criadouro perfeito para o mosquito. Até mesmo certas plantas que acumulam água entre as folhagens podem desenvolver larvas do inseto, que também transmite a zika e a chykungunya.

Números devem ser analisados com cautela, diz FMS

Segundo Marcelo Adriano, médico da Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, é necessário ter cautela ao analisar os dados repassados pelo Estado e Município. “Na tabela fornecida, existem números absolutos, que podem ser enganosos. O ideal era que se calculasse a incidência, ou seja, os casos por população. Sempre que falam de dengue, dizem que Teresina tem mais casos de dengue do Estado, mas é óbvio, porque Teresina tem mais pessoas”, explica.

O médico reflete sobre o que pode explicar esta incidência na região que encabeça a lista. “A Santa Maria da Codipi é muito populosa. E ainda tem a questão do receio dos pacientes. Na Santa Maria tem hospital, e as pessoas costumam dizer que são do próprio bairro por temerem não ter atendimento por serem de outras localidades, coisa que não acontece”, afirma Marcelo Adriano.

Zika, dengue ou chikungunya?

O Brasil como um todo vive uma epidemia de dengue, com cerca de 745 mil casos apenas este ano. O zika vírus teve apenas 16 casos confirmados, sendo metade no Rio Grande do Norte e metade na Bahia. Por outro lado, segundo as Secretarias Estaduais de Saúde, de janeiro a abril foram confirmados 1.978 casos de chikungunya em 12 estados mais o Distrito Federal.

A dengue se configura quando o paciente apresenta febre alta (geralmente dura de dois dias a uma semana), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Em casos hermorrágicos, sangramentos pelas mucosas (narinas e gengivas) também são comuns. Quem tem estes sintomas deve procurar um médico para se tratar, pois não existe uma medicação específica para a enfermidade.

Também recomenda-se ficar de repouso e redobrar os cuidados com a hidratação. A chikungunya tem dores nas articulações ainda mais intensas, sobretudo nos ossos e articulações dos pés e mãos.

Febre acima de 39 graus também é comum, além de manchas vermelhas, dores de cabeça e nos músculos. O tratamento é o mesmo da dengue, e o uso de ácido acetil salicílico é proibido, sob risco do desenvolvimento de hemorragias.

Com 16 casos confirmados, especula-se que o vírus tenha vindo de avião para a Copa do Mundo. Ele não é tão forte quanto os vírus que provocam dengue ou a chikungunya, mas os doentes apresentam alergia cutânea mais intensa. O zika vírus também desencadeia febre e dores no corpo. Diarreia e conjutivite também podem acometer o enfermo. O tratamento e as recomendações são similares aos da dengue e chikungunya.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES