São esperadas hoje 3 milhões de pessoas na Parada Gay de SP

Ao todo, 16 trios elétricos vão agitar a multidão, segundo organizadores do evento.

Acontece hoje (26) a 15ª Parada Gay de São Paulo a partir do meio-dia. Ao todo, 16 trios elétricos vão animar o público, estimado em 3 milhões de pessoas.



Às 13h30, o convite é para uma valsa coletiva. Os DJs dos trios elétricos vão tocar a versão remixada do clássico ?Danúbio Azul? e a organização da festa pede que cada um dance com a pessoa que está ao lado. Além de celebrar os 15 anos da festa, uma das maiores e mais importantes do calendário paulistano, o objetivo é colocar ao ar livre o maior número de casais dançando. E quem sabe assim entrar para o livro dos recordes, quebrando o recorde das 1.500 duplas que dançaram em uma praça da Bósnia.

O tema da Parada é ?Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!?. Para evitar confusões, a Polícia Militar colocará na região 1.500 policiais ? foram 800 no ano passado. Além disso, Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT), responsável por organizar a festa, contratou 400 seguranças particulares.

A Parada Gay atrai gente de todas as idades e lugares, adultos, idosos e até crianças. Nos dias que antecedem o evento, São Paulo se enche de turistas brasileiros e estrangeiros. No início do mês, a São Paulo Turismo (SPTuris) traçou o perfil dos cerca de 400 mil turistas que participaram do desfile em 2010.

O estudo realizado pelo Observatório do Turismo, núcleo da SPTuris, mostrou que 60,7% desses visitantes eram homens e 48% tinham entre 18 e 24 anos. Eles vieram, principalmente, do interior e litoral de São Paulo, além de Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros, os principais países de origem eram Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e França. Os motivos relatados para a viagem foram diversão, curiosidade, militância e prestígio.

Fonte: G1