São Raimundo Nonato realiza Dia da Agricultura Familiar

A abertura do evento será no BNB Clube, e contará também com uma feira para exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar

Nesta quinta-feira (20), a partir das 8h, o município de São Raimundo Nonato sediará um grande evento voltado para os produtores dos 18 municípios que compõem o Território Serra da Capivara. O evento contará com a presença do superintendente estadual do BNB no Piauí, Agostinho Neto e diversas autoridades. A abertura do evento será no BNB Clube, e contará também com uma feira para exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar da região.

A programação inclui atrações culturais, mini cursos, oficinas e palestras sobre os benefícios de programas como o Pronaf, Garantia Safra e o Programa de Aquisição de Alimentos. E os produtores participarão de várias atividades como palestras, liberação de parcelas do Pronaf, assinaturas de convênio, emissão de documentos e renegociações de dívidas.

O Dia da Agricultura Familiar é realizado pelo Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Crédito Fundiário, Fetag, Emater, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Secretarias Municipais de Agricultura com o apoio das Prefeituras Municipais, Governo do Piauí, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado e Incra e prevê um público de cerca de 1.200 produtores.

Estarão presentes no evento os produtores dos municípios de João Costa, Lagoa do Barro do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Coronel José Dias, Jurema, São Lourenço do Piauí, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí, Guaribas, Bonfim do Piauí, Caracol, Várzea Branca, Fartura do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

Todos os municípios onde serão realizados o Dia da Agricultura Familiar foram escolhidos porque pertencem aos seis territórios piauienses reconhecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que são os territórios Entre Rios, Carnaubais, Serra da Capivara, Vale do Guaribas, Cocais, Vale do Canindé. Com a criação dos territórios, o Ministério do Desenvolvimento Agrário trabalha com a estratégia de desenvolvimento sustentável, tendo como área de atuação o território rural e não o município isoladamente.

Fonte: Assessoria