Saúde garante distribuição de medicamentos para unidades prisionais

A Secretaria da Saúde institui uma área técnica específica

O secretário da Saúde, Francisco Costa, assinou termo de cooperação que garante a entrega de medicamentos para as unidades prisionais, em reunião na segunda-feira, 22, com o secretário da Justiça, Daniel Oliveira.

Na ocasião, também foi assinado um ofício circular aos municípios para que adotem práticas voltadas à saúde de pessoas privadas de liberdade.

"Além de otimizar recursos, o nosso objetivo é garantir a oferta de um acompanhamento integral, resolutivo e contínuo a essa população", ressaltou Francisco. As unidades prisionais serão abastecidas com medicamentos adquiridos pela Secretaria da Saúde.

O ofício a ser enviado para os municípios trata da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que consiste em uma nova estratégia para o Sistema Único de Saúde (SUS) prestar um serviço de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas a pessoas com transtorno mental e privadas de liberdade. Dentro desta política, a Secretaria da Saúde institui uma área técnica específica para tratar de saúde prisional.

Fonte: Jornal Meio Norte