SEÇÕES

Saúde realiza 284 testes gratuitos no Shopping da Cidade

Na sexta-feira (14), a ação será realizada na Ceapi

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou, nesta quinta-feira (13), o “Fique Sabendo”, uma ação voltada para a realização gratuita de testes para identificar a sífilis, HIV/Aids, hepatites B e C, onde foram realizados 284 testes no Shopping da Cidade, em Teresina. A atividade será realizada em alusão ao dia 15 de outubro, Dia Nacional de combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

“O foco dessa campanha é o diagnóstico precoce da doença especialmente no combate à sífilis congênita que é passada da mãe para o filho. Nos últimos anos percebemos o aumento do número de casos e isso é muito grave”, disse a coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim. “Todos os municípios foram convidados a fazer adesão dessa campanha oferecendo testagem à população, por meio do teste convencional ou rápido. O importante é a população ter acesso oportuno ao tratamento que é totalmente gratuito”, reforçou.

Só em 2015, foram notificados 131 casos de sífilis não identificados, sendo que 67 deles acometeram em pessoas do sexo masculino e 64 no sexo feminino. A faixa etária com maior número de casos está em pessoas de 20 a 34 anos de idade, com um total de 58 notificações; seguido por pessoas de 35 a 49 anos de idade, com 32 casos notificados.

De 2007 a 2015, o Piauí registrou 747 casos de sífilis congênita e 966 casos de sífilis em gestantes.

Programação:

Sexta-feira(14/10)

Local: Ceapi - Avenida Henry Wall de Carvalho

Hora: 8h

Sábado(15/10)

Local: Parque Potycabana – Avenida Raul Lopes

Hora: 18h



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos