Saúde realiza 284 testes gratuitos no Shopping da Cidade

Na sexta-feira (14), a ação será realizada na Ceapi

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou, nesta quinta-feira (13), o “Fique Sabendo”, uma ação voltada para a realização gratuita de testes para identificar a sífilis, HIV/Aids, hepatites B e C, onde foram realizados 284 testes no Shopping da Cidade, em Teresina. A atividade será realizada em alusão ao dia 15 de outubro, Dia Nacional de combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

“O foco dessa campanha é o diagnóstico precoce da doença especialmente no combate à sífilis congênita que é passada da mãe para o filho. Nos últimos anos percebemos o aumento do número de casos e isso é muito grave”, disse a coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim. “Todos os municípios foram convidados a fazer adesão dessa campanha oferecendo testagem à população, por meio do teste convencional ou rápido. O importante é a população ter acesso oportuno ao tratamento que é totalmente gratuito”, reforçou.

Só em 2015, foram notificados 131 casos de sífilis não identificados, sendo que 67 deles acometeram em pessoas do sexo masculino e 64 no sexo feminino. A faixa etária com maior número de casos está em pessoas de 20 a 34 anos de idade, com um total de 58 notificações; seguido por pessoas de 35 a 49 anos de idade, com 32 casos notificados.

De 2007 a 2015, o Piauí registrou 747 casos de sífilis congênita e 966 casos de sífilis em gestantes.

Programação:

Sexta-feira(14/10)

Local: Ceapi - Avenida Henry Wall de Carvalho

Hora: 8h

Sábado(15/10)

Local: Parque Potycabana – Avenida Raul Lopes

Hora: 18h

Fonte: Com informações do Portal do Governo