Seca do rio Parnaíba prejudica pescadores

Situação preocupa, pois nos próximos meses o nível dos rios da capital tendem a diminuir mais ainda.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (15) DO JORNAL MEIO NORTE

Devido a seca e poluição dos rios, pescadores de Teresina estão com dificuldades em conseguir peixes, muitos estão indo pescar em outras cidades ou até mesmo mudando de profissão. Situação preocupa, pois nos próximos meses o nível dos rios da capital tendem a diminuir mais ainda.

O Sindicato dos Pescadores de Teresina afirma que cerca de 70% dos pescadores vivem exclusivamente da atividade pesqueira para sustentar suas famílias. " Os rios estão mais secos e a água poluída, os peixes grandes estão sumindo, os que restam são aqueles menores que mal dá para o consumo, a situação está preocupante" afirma o presidente do sindicato Francisco José de Aquino.

Ainda de acordo com o presidente, os mais de 1.400 associados têm buscado alternativas para conseguir pagar as contas no final do mês, como ir para o sul do estado, onde existem maior quantidade de peixes. " Quem não pode ir viajar para trabalhar está querendo mudar de profissão, muitos já vieram me procurar afirmando que estão buscando outra ocupação, outros estão se endividando com o banco, pois fizeram empréstimos para poder sobreviver, mas não estão tendo como pagar.", releva.

Fonte: Rhauan Macedo