Secretaria confirma granizo no Piauí

Durante estudo as temperaturas máximas e mínimas oscilaram entre 21,0 ºC a 38,0 ºC

O período iniciou-se com ocorrências de chuvas fracas a moderada em quase todo o Estado, registrando-se ocorrências de granizo entre os municípios de Campo Maior a Barras. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), órgão do Governo do Estado do Piauí, através da Gerência de Hidrometeorologia, divulgou seu boletim de informações climáticas do período de 19 a 23 de outubro de 2009, confirmando o fenômeno.

As precipitações de granizo foram decorrentes da instabilidade atmosférica, auxiliado pelo transporte do vapor e umidade, queda brusca de pressão atmosférica, contribuição dos movimentos verticais ascendentes que contribuíram para as formações das nuvens cúmulos e cumulonimbus acima da normalidade.

As ocorrências dos movimentos verticais ascendentes acima da normalidade, ao penetrarem na cobertura de nuvens superiores 7,5 décimos de cobertura ocasionaram um choque térmico brusco e condensou as gotas de águas superiores a 0,5 micras, ocasionando a queda dos granizos.

Segundo o meteorologista Mainar Medeiros, o relaxamento dos ventos alísios de Nordeste onde suas flutuações foram de 10,5 a 13,3 Km/h, este relaxamento é considerado uma anomalia para a época do ano, em pleno mês de outubro, onde os parâmetros meteorológicos têm os seus picos de máximos valores.

As temperaturas máximas e mínimas oscilaram entre 21,0 ºC a 38,0 ºC, a umidade relativa do ar manteve-se em elevação com variação de 35 a 55% dentro do Estado, as variações da pressão atmosférica foram de 1003,7 a 1008,5 hPa, fator este que contribuiu para as formações da nebulosidade superiores a 7,0 décimos de cobertura, a incidência da radiação solar foi de 736,0 Wm-2.

A previsão para este fim de semana, de 24 a 26 de outubro de 2009, é de temperatura máxima de 39,0Cº e mínima de 23,0Cº. O boletim alerta que não é descartada a possibilidade de eventos extremos.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br