Secretária de Justiça inicia Censo do Sistema Penitenciário no Estado do Piauí

O quadro envolvendo o número de presos provisórios no Estado, índice que ainda é considerado alto, reflete outro viés que pode ser revertido através do diagnóstico que será oferecido por intermédio

Após decisão do Conselho Penitenciário no mês passado, o Censo do Sistema no Piauí começará a ser realizado na manhã de hoje, na Casa de Custódia. O objetivo da iniciativa da Secretaria Estadual de Justiça é montar um perfil da população carcerária no Estado.

"O Censo objetiva diagnosticar a situação dos presos provisórios na Casa de Custódia. Com esses números e dados atualizados saberemos a real demanda do Estado e vamos trabalhar especificamente para reduzir a superlotação nas celas", revelou o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira.

Em parceria com a Defensoria Pública do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, o projeto norteará as próximas ações da pasta no que se refere às políticas públicas voltadas para a melhoria desses espaços.
"A partir destas informações conseguiremos melhorar o sistema prisional do Piauí e dar andamento aos processos", comentou o gestor.

O quadro envolvendo o número de presos provisórios no Estado, índice que ainda é considerado alto, reflete outro viés que pode ser revertido através do diagnóstico que será oferecido por intermédio do Censo.

No primeiro momento, cinquenta voluntários participarão da ação, que deve se estender para as outras unidades prisionais piauienses. Além dos dados pessoais, os relatórios conterão a data de en-trada, as impressões sobre o sistema, a situação do preso e se ele realiza algum trabalho dentro do Penitenciária.

 

Fonte: Fracy Teixeira