Secretaria de Saúde discute melhorias na marcação de consultas

Na reunião,representantes compartilharam informações e sugestões

Durante reunião ocorrida entre Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, Fundação Hospitalar de Teresina e Fundação Municipal de Saúde nessa segunda-feira(26), foi discutida a reorganização dos procedimentos de marcação de consultas e exames especializados na capital e também estratégias conjuntas para melhoria do serviço.

Image title

Na reunião, os representantes compartilharam informações e sugestões para o aperfeiçoamento do sistema de marcação de consultas. Ao final, foi deliberado que apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficarão responsáveis pela marcação da primeira consulta especializada do usuário. Com a nova organização, os hospitais de pequeno e médio porte só poderão marcar as inter-consultas (quando a solicitação partir de um médico especialista para outro especialista).

Segundo Aderivaldo Andrade, secretário Municipal de Saúde de Teresina, o objetivo é melhorar o serviço prestado: “O nosso objetivo ao reorganizar o fluxo é melhor operacionalizar o sistema de marcação de consultas e exames especializados e ofertar um serviço de saúde de melhor qualidade e em tempo hábil para a população”, afirma. Ele informou ainda que será feita atualização dos protocolos relativos à marcação de consultas e exames.

Francisco das Chagas Pádua, presidente da FMS, explicou que a atuação da Fundação nesse processo: “É um desafio pra todos nós que fazemos o SUS em Teresina. A FMS irá trabalhar para conduzir as ações no SAME (Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico) e esperamos atingir agilidade e facilidade do atendimento das pessoas”, conta. ASCOM SMS


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina