Secretaria de Segurança e TCE fazem parceria no combate a corrupção

O objetivo é combater a corrupção no estado


Image title

A Secretaria de Segurança e o Tribunal de Constas do Estado (TCE) do Piauí assinaram um termo de cooperação com o objetivo de fortalecer o banco de dados do laboratório de lavagem de dinheiro e combate à corrupção.

“A SSP-PI teve a iniciativa em função da nossa necessidade de termos mais informações. O TCE possui um banco de dados importante que pode ajudar a alimentar o laboratório. Se houver indícios de ilícito, fraudes ou movimentação financeira anormal pode sim acontecer uma investigação autorizada por ordem judicial. Esta dinâmica não distingue pessoas. Temos certeza que o combate à corrupção será positivo”, afirmou o secretário de Segurança Fábio Abreu.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, disse que o órgão tem feito esforço pela transparência e no compartilhamento de informações. Para ele, a parceria firmada com a SSP-PI é importante para dar resposta à própria sociedade.

“O Brasil está vivendo uma crise quase institucional. O que salva o país são algumas instituições que têm credibilidade junto ao povo brasileiro. Não queremos nada que não seja de domínio público. No que depender de nós, de nossas informações comprovadas e que podem ser divulgadas sem leviandade, vamos compartilhar em serviço da sociedade”, reforçou.

O auditor Jailson Campelo afirma que as atividades do TCE e da Secretaria da Segurança se complementam. “ O Tribunal de Contas tem informação da movimentação dos recursos e verifica a eventual possibilidade de desvios. Não temos maiores mecanismos de investigação, mas a polícia sim. Então, essa parceria vai render frutos principalmente para o cidadão”, completou.

Fábio Abreu disse ainda que o laboratório de combate à lavagem de dinheiro e corrupção já está funcionando. O secretário confirmou que uma operação está sendo finalizada. “Vamos divulgar o procedimento até a próxima semana”, finalizou.

Fonte: Ccom