Secretaria de Segurança implanta sistema de monitoramento em escolas

A implantação do sistema de monitoramento está em fase de licitação, enquanto isso, o secretário ressaltou que vai intensificar as rondas nas proximidades das escolas.

O secretário da Segurança, Fábio Abreu, recebeu, nesta terça-feira (24), coordenadoras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para alinhar ações referentes à segurança junto às escolas estaduais que ofertam cursos profissionalizantes.

Segundo as coordenadoras do Pronatec, Rita Macedo e Valéria Barros, as aulas acontecem à noite e algumas escolas ficam localizadas em regiões com pouca iluminação e distante das paradas de ônibus, o que pode facilitar a ação de bandidos. “O que queremos é reduzir os casos de violência e dar mais segurança aos professores e alunos”, afirmou Valéria Barros, coordenadora pedagógica do Pronatec. 

Em resposta à solicitação, o secretário da Segurança disse já estar trabalhando para implantar um centro de monitoramento integrado por câmeras nas principais ruas e avenidas da cidade. “Os equipamentos serão instalados em ruas, avenidas e praças, e os policiais vão fazer o monitoramento das imagens de uma Central. Essa Central terá acesso às imagens em tempo real e, caso haja algum crime, o policial que está fazendo o monitoramento comunica imediatamente à equipe que está na rua”, explicou.

Fábio Abreu disse que vai entrar em contato com a secretária da Educação, Rejane Dias, para firmar uma parceria com a Seduc e implantar esse sistema nas escolas. “Vamos propor à secretária Rejane, que a Seduc instale câmeras nas escolas e que esse equipamento fique ligado à nossa Central. Dessa forma, poderemos coibir ações mais violentas e evitar também depredação do patrimônio”, informou.

A implantação do sistema de monitoramento está em fase de licitação, enquanto isso, o secretário ressaltou que vai intensificar as rondas nas proximidades das escolas.

Fonte: Ascom