Secretaria lança publicação sobre os indicadores de saúde

A publicação traz também dados sobre doenças como hanseníase, tuberculose pulmonar, leishmaniose, dengue

A Secretaria de Estado da Saúde vai lançar nesta segunda-feira (12) a publicação Indicadores de Saúde do Piauí - 2002 a 2009, uma série histórica de dados que demonstram, dentre outros, a despesa total com Saúde sob a responsabilidade do Estado por habitante, proporção de municípios com serviço de reabilitação física, proporção de teste do pezinho, taxa de natalidade, esperança de vida ao nascer, taxa de mortalidade infantil e razão de mortalidade materna.

A publicação traz também dados sobre doenças como hanseníase, tuberculose pulmonar, leishmaniose, dengue; cobertura vacinal (tetravalente, hepatite B, influenza sazonal, poliomielite); Proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal, partos cesáreos, nascidos vivos com baixo peso ao nascer. A publicação mostra também a Média anual de consultas médicas por habitante, Proporção da população cadastrada pela Estratégia da Saúde da Família, Média de procedimentos odontológicos básicos individuais e dados sobre Hipertensão e Diabetes, inclusive com Taxas de internações por acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca congestiva e diabetes.

O evento acontece às 8h30, no bairro Ilhotas, como parte da solenidade de abertura da Oficina de Atualização para Elaboração do Relatório Anual de Gestão Municipal.

A Oficina reúne secretários municipais de saúde e técnicos que trabalham diretamente com o planejamento local para a apresentação da ferramenta SARGSUS, um sistema de informação elaborado pelo Ministério da Saúde que visa a uniformidade da elaboração dos relatórios de gestão, objetivando o monitoramento e avaliação da gestão local. O evento será realizado no Diferencial Buffet, localizado à Rua Goiás, esquina com Rua São Pedro, no Ilhotas.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br