Secretaria realiza plantão e dá orientação sobre assédio moral

Promover discussões com intuito de informar e orientar funcionários

O assédio moral ainda é tabu para muitos trabalhadores, que sem conhecimento, acabam vivenciando ou mesmo presenciando situações que poderiam ser evitadas.

Devido a necessidades de discutir e solucionar atritos entre os funcionários que a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema), através do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, desde 2013 vem desenvolvendo trabalhos preventivos por meio do Plantão Psicológico e palestras.

Fundado pelo psicólogo Miguel Alma, o Plantão Psicológico é uma forma de melhorar o relacionamento inter-pessoal e desconstruir desavenças, causadas por atos considerados abusivos.

É com as palestras que a equipe do setor desenvolve atividades e promove discussões com o intuito de informar e orientar sobre até que ponto tal comportamento é considerado assédio moral.

Image title

“O nosso maior objetivo é informar e conscientizar o servidor a respeito do que seja assédio moral. Há situações em que às vezes acontece e a vítima, mesmo abalada emocionalmente, não sabe que é assédio. Já outras situações em que a pessoa acredita que está sendo assediada e na realidade não está”, esclarece Miguel Alma.

Para o psicólogo, os resultados das consultas e palestras têm sido satisfatórias, já que a equipe do Plantão Psicológico consegue amenizar ou pelo menos resolver certos casos, antes mesmo de ser transformado em processos judiciais.

“Os resultados são os melhores possíveis. No Plantão Psicológico conseguimos reduzir ou amenizar casos que por desconhecimento acreditava-se tratar de assédio moral.

A nossa intenção é conversar e procurar pacificar relacionamentos e assim interromper constrangimentos e queda de rendimento entre funcionários”, explica.

A equipe do Plantão Psicológico é formada por um psicólogo, duas assistentes sociais e um educador físico. Estes organizam, mensalmente, palestras e debates com chefes de setores e demais funcionários, destacando a importância de uma boa convivência. A última reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 08, na sala de reuniões da Sema.

Image title


Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele