Secretarias de Educação e Saúde se unem em esquema para prevenir da gripe suína no PI

O encontro será das 8h às 12, no auditório da Escola Fazendária, no Centro Administrativo

As Secretarias da Educação e Cultura (Seduc) e da Saúde (Sesapi) irão reunir, nesta sexta-feira (7), técnicos da Seduc, supervisores de ensino-aprendizagem, técnicos das gerências regionais de Teresina e da 18ª, para esclarecer e orientar sobre as ações visando evitar a propagação do vírus Influenza A (H1N1) nas escolas estaduais.

O encontro será das 8h às 12, no auditório da Escola Fazendária, no Centro Administrativo. Representantes da Secretaria da Saúde irão coordenar a reunião.

De acordo com a coordenadora de integração de programas sociais e educacionais da Seduc, Irene Nogueira, durante a reunião um médico infectologista, enfermeiros e técnicos da Sesapi irão capacitar os técnicos da Seduc para que eles sejam os multiplicadores nas escolas da rede estadual. ?Essa capacitação é o pontapé inicial da campanha que será promovida em parceria entre as duas Secretarias?, afirma Irene Nogueira, acrescentando que pessoas mais jovens integram o grupo de risco da doença e por isso o alvo principal da campanha serão os estudantes.

As ações de prevenção serão efetivadas a partir da próxima semana, durante o lançamento da campanha de prevenção da gripe A. O lançamento acontece na Unidade Escolar Helvídio Nunes, dia 10 de agosto, e contará com a presença do secretário da Educação, Antônio José Medeiros.

Até agora, as orientações para evitar o contágio com o vírus da nova gripe repassadas pelas escolas é lavar sempre as mãos dos alunos e orientar todos sobre a importância da higienização; utilizar lenços durante as tosses e espirros; além de usar copos descartáveis para tomar água, evitando o uso direto dos bebedouros.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br