Secretário de Saúde Francisco Costa garante aumento de cirurgias

A intensificação no número de cirurgias eletivas é umas das ações

Pauta remanescente na saúde piauiense, a intensificação no número de cirurgias nas unidades locais começa a se desenvolver em ações específicas da gestão estadual; o fortalecimento é demandado pela preocupação do governador Wellington Dias (PT) e o secretário da pasta, Francisco Costa (PT).

Com esse objetivo, cerca de 41 pacientes terão sido submetidos ao procedimento entre ontem (26) e hoje (27), no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e o Hospital Infantil, o esforço visa reduzir a fila de cirurgias nos centros de saúde, consequentemente, trazendo melhorias no que tange à diminuição no tempo de espera.

Por meio da medida, Costa ressaltou para o fortalecimento do trabalho tanto na capital quanto no interior., Costa ressaltou para o fortalecimento do trabalho tanto na capital , Costa ressaltou para o fortalecimento do trabalho tanto na capital do sistema de saúde nas mais distintas regiões.

"Estamos priorizando o redesenho da gestão dos hospitais, identificando o fluxo de pacientes, com as necessidades de cirurgias, com intuito de melhorar o atendimento à população. A intensificação no número de cirurgias eletivas é umas das ações", declarou.

Na análise anual, o avanço nos resultados já pode ser percebido por intermédio dos dados referentes ao Hospital Infantil, em que foram realizadas mais de 1,6 mil cirurgias apenas em 2015. Neste fim de semana serão 18, contando com a colaboração de uma equipe também com 18 profissionais; a meta mensal disposta é que sejam realizadas outros 88 procedimentos cirúrgicos.

Já em relação ao HGV, os dados positivos também são constatados, a diretora-geral da unidade, Clara Leal, relatou que o funcionamento regular do Centro Cirúrgico aos sábados representa um esforço para ampliar o volume de cirurgias, diminuindo o tempo de espera dos pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Francy Teixeira