SEÇÕES

Secretário decreta emergência para atender vítimas de incêndios

Secretário explicou que o decreto é necessário.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado elabora decreto de emergência com vigência de 180 dias para atender as famílias vítimas dos incêndios e queimadas. O documento diz respeito, inicialmente, às cidades de União, Curralinhos, Picos, Santana do Piauí, Palmeirais, Nazária, José de Freitas e Teresina, mas é possível que mais municípios sejam incluídos se comprovados prejuízos de mesma natureza.

O secretário de Governo, Merlong Solano, explica que o decreto é necessário para a adoção de uma série de medidas, a começar pela reconstrução das casas consumidas pelo fogo. “Sem o decreto, ficaríamos obrigados a fazer uma licitação e sabemos que se trata de uma situação realmente emergencial, pela gravidade dos danos e pela forma inesperada como ocorreram”, destaca.

A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) está responsável pelo projeto das unidades, que serão reconstruídas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no âmbito da Secretaria de Assistência Social (Sasc). As famílias também deverão receber auxílio financeiro e carros-pipa serão enviados às localidades onde o abastecimento foi inviabilizado.

Na tarde desta segunda-feira (17), Merlong Solano recebeu o relatório de visitas realizadas às famílias atingidas. Uma equipe formada pela superintendente de Relações Sociais, Núbia Lopes; assistentes sociais; técnicos da Defesa Civil; e um topógrafo da ADH; viajaram no último final de semana até os locais para avaliar os estragos e constataram que a demanda mais urgente é água.

Documentação analisada pela Secretaria Estadual de Defesa Civil atesta danos e prejuízos causados pelo desastre. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí é o terceiro estado da federação em número de queimadas e incêndios florestais, com 1.721 focos registrados somente este mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos