Seduc amplia segurança no Liceu Piauiense com câmeras

Serão 30 novas câmeras dentro das salas de aula

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está fazendo novos investimentos na segurança das escolas da rede pública. O Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), por exemplo, está recebendo um novo sistema de monitoramento com a instalação de 30 novas câmeras dentro das salas de aula e em pontos estratégicos que contemplam toda a estrutura da escola.

Ao todo, o novo sistema terá 64 câmeras auxiliando na manutenção da ordem e segurança dos alunos. A medida é comemorada pelo estudante Samuel Henrique, ele que é aluno do 1º ano, já teve objetos subtraídos do seu material escolar. "A instalação das câmeras vai melhorar muito a nossa segurança, e vai evitar roubo de material, de celulares e objetos pessoais dos alunos, como já aconteceu. Todos só têm a ganhar com mais segurança", afirma o aluno.

O sistema de câmeras dentro das salas de aula no Liceu Piauiense vai contribui ainda para coibir comportamentos inadequados de professores, como assédio e condutas não condizentes. O recente caso denunciado está sob investigação da polícia e Ministério Público, que buscam elementos comprobatórios para tomar as medidas cabíveis. 

Image title

Para a diretora do Liceu Piauiense, Adriana Lebre, o objetivo é garantir a segurança dos alunos, professores e demais profissionais. "Não queremos vigiar os estudantes, mas sim promover mais segurança dentro da sala de aula e da escola como um todo, para alunos e professores durante o período em que estão aqui", explicou a diretora.

Segundo a Gerente de Patrimônio da Seduc, Lívia Melo de Albuquerque, a instalação das câmeras permite também maior cuidado com o patrimônio público, visto que pichações e demais atos de vândalos podem ser reprimidos com o monitoramento.

"A Seduc está levando para a escola pública o que acontece na rede privada. Nós queremos o melhor para os estudantes, o Liceu, por exemplo, está recebendo um excelente sistema de segurança, visando o cuidado com os alunos, professores, funcionários e a preservação do patrimônio escolar", destacou.

Os investimentos em segurança nas escolas devem contemplar cem novas escolas com a implantação do sistema de câmeras de monitoramento.

Image title

Fonte: CCOM