Seduc vai realizar mutirões na intenção de buscar alunos para EJA

O trabalho de busca ativa é feito através de um levantamento prévio

A Secretaria de Estado da Educação vai realizar na próxima quinta-feira (11), a partir das 8h, mutirões de busca ativa em todo o Estado a fim de matricular pessoas que pretendem cursar o ensino fundamental ou médio e para turmas de alfabetização de jovens e adultos.

Rejane Dias visita ação do programa
Rejane Dias visita ação do programa

Em Teresina, o principal ponto de concentração será no Shopping Cidade, na entrada pela Praça da Bandeira. “Iremos montar tenda e abordar as pessoas distribuindo materiais informativos sobre os públicos que podem ingressar na Educação de Jovens e Adultos e como fazer para se matricular. Quando encontrarmos pessoas com o perfil, vamos convidá-las a fazerem a matrícula na hora”, comentou diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade.

O trabalho de busca ativa é feito através de um levantamento prévio dos locais onde há maior demanda dos programas e modalidades de ensino. Com base em dados, servidores da Seduc vão fazer visitas em bairros, assentamentos, comunidades rurais e até sindicatos que tenham pessoas adequadas aos perfis atendidos na modalidade no Piauí.

Educação de Jovens e Adultos

A EJA tem o objetivo de concluir a escolaridade dos jovens e adultos que deixaram os estudos e combater o analfabetismo, com vistas ao mercado de trabalho. Atende pessoas a partir de 15 anos para matrícula no ensino fundamental e, a partir de 18 anos, para quem pretende voltar a frequentar o ensino médio. 

A modalidade também vai atender turmas de alfabetização de jovens e adultos, tanto analfabetos funcionais quanto absolutos. A taxa de analfabetismo no Piauí está em 20,2% e aproximadamente 51% possuem mais de 60 anos de idade.

Fonte: Ascom