Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa termina dia 30 de novembro

A meta do Governo é atingir 100% do rebanho vacinado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A segunda etapa da Campanha de Vacinação de 2014, contra a febre aftosa termina no dia 30 de novembro, na maioria dos estados. Após a vacinação, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, para comprovar a imunização do rebanho

primeira etapa da vacinação aconteceu em janeiro de 2014, e o Piauí teve um índice de vacinação de 98,75% na campanha e na pós-campanha foi atingido os 99%. Ainda segundo o diretor da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), Idílio Moura, o objetivo agora é atingir 100%.

“Agora temos até o dia 30 de novembro para ser feita a vacinação e os criadores têm até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação em um dos nossos escritórios distribuídos em todo o estado do Piauí”.

Para vacinar o gado corretamente, o produtor deve, em primeiro lugar, comprar as vacinas somente em lojas registradas.

É importante notar se os medicamentos estão na temperatura ideal, entre 2º C e 8º C, e, no momento do transporte, deve ser utilizada uma caixa térmica, com três partes de gelo para uma vacina. O remédio deve permanecer no gelo até a aplicação.

A vacinação deve ser realizada, de preferência, na hora mais fresca do dia. Durante a vacinação, o produtor deve manter a seringa na caixa térmica e usar agulhas novas, adequadas e limpas.

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios.

O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES