Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa termina dia 30 de novembro

A meta do Governo é atingir 100% do rebanho vacinado

A segunda etapa da Campanha de Vacinação de 2014, contra a febre aftosa termina no dia 30 de novembro, na maioria dos estados. Após a vacinação, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, para comprovar a imunização do rebanho

primeira etapa da vacinação aconteceu em janeiro de 2014, e o Piauí teve um índice de vacinação de 98,75% na campanha e na pós-campanha foi atingido os 99%. Ainda segundo o diretor da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), Idílio Moura, o objetivo agora é atingir 100%.

“Agora temos até o dia 30 de novembro para ser feita a vacinação e os criadores têm até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação em um dos nossos escritórios distribuídos em todo o estado do Piauí”.

Para vacinar o gado corretamente, o produtor deve, em primeiro lugar, comprar as vacinas somente em lojas registradas.

É importante notar se os medicamentos estão na temperatura ideal, entre 2º C e 8º C, e, no momento do transporte, deve ser utilizada uma caixa térmica, com três partes de gelo para uma vacina. O remédio deve permanecer no gelo até a aplicação.

A vacinação deve ser realizada, de preferência, na hora mais fresca do dia. Durante a vacinação, o produtor deve manter a seringa na caixa térmica e usar agulhas novas, adequadas e limpas.

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios.

O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Portal do Governo