Segunda etapa do ProUni abre inscrições

Vagas remanescentes são ofertadas até o próximo domingo (7)

Começa nesta quinta-feira (4) a segunda etapa do ProUni (Programa Universidade para Todos). O programa do governo concede bolsas integrais ou parciais em universidades particulares a alunos de baixa renda.

Na primeira rodada, que ocorreu entre os dias 6 e 10 fevereiro, 822.254 estudantes se inscreveram. Destes, foram convocados 148.327 candidatos.

Serão escolhidos 165 mil bolsistas pelo programa neste primeiro semestre em 1.399 instituições de ensino superior - o número é quase 6% maior do que os benefícios oferecidos em 2009 (156 mil). Do total, 86 mil bolsas oferecidas neste ano serão integrais e 79 mil serão parciais.

As inscrições para as vagas remanescentes devem ser feitas até as 23h59 deste domingo (7) pelo site do ProUni. O resultado será divulgado no dia 10 de março.

Posso me inscrever?

Um dos pré-requisitos para concorrer às bolsas é ter feito o Enem 2009 - as notas das edições anteriores não serão consideradas. Além disso, o MEC (Ministério da Educação) exige que o candidato tenha feito pelo menos 400 pontos no exame. Quem tirou zero na redação está fora da disputa.

Os estudantes também não podem ter diploma de ensino superior e devem atender a, pelo menos, uma das condições a seguir: tenha feito o ensino médio completo em escola pública, tenha cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral, tenha feito parte do ensino médio em escola pública e parte em particular como bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem participar do programa.

Para concorrer a bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar mensal per capita não pode passar de três salários mínimos.

Como funciona

Nessa etapa de inscrições, os estudantes devem informar as notas do Enem e o número do CPF.

Os candidatos deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos, dentre as disponíveis conforme a renda familiar per capita.

As notas de corte, atualizadas diariamente conforme a quantidade de cadastros efetuados no sistema, serão exibidas aos estudantes no momento da inscrição.

Quem tiver dúvidas, poderá ligar para a central de atendimento do MEC, no telefone: 0800 616161. A central funcionará durante todo o período de inscrições, das 8h às 20h. No último dia da segunda etapa, no dia 7 de março, o atendimento será das 8h às 23h59, minuto final para se cadastrar no site.

Fonte: R7, www.r7.com