Segunda fase da campanha de vacinação contra o HPV é organizada

O papilomavírus humano (HPV) pode causar câncer de colo de útero.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está traçando as estratégias a serem adotadas durante a segunda fase da campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), que pode causar câncer de colo de útero. Na próxima sexta-feira (04), as Diretorias Regionais de Saúde se reúnem na sede do órgão para definir a logística da mobilização, que ocorre durante o mês de setembro.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, do mesmo modo que foi feito na primeira fase da campanha – realizada em março – os profissionais de saúde montarão um cronograma de visitas às escolas para imunizar as garotas de nove a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Aquelas que já iniciaram o esquema vacinal tomarão a segunda dose, assim como aquelas que ainda não foram imunizadas deverão receber a primeira dose.

No dia da visita, as adolescentes devem levar o cartão de vacinação para comprovar a administração da primeira dose. As mães podem procurar a escola da filha para saber quando a equipe de vacinação vai estar no local ou procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora. “Em Teresina, a meta é que 20.356 meninas sejam imunizadas contra o HPV”, informa Amariles Borba.

A vacina protege contra quatro subtipos do papilomavírus humano (6, 11, 16 e 18). A imunização, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. “Trata-se de uma vacina com segurança garantida pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, e os eventos adversos quando presentes são leves e autolimitados”, afirma Amariles Borba. Atualmente, a vacina é utilizada em mais de 50 países.

O câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. É um importante problema de saúde pública devido à alta incidência e mortalidade, especialmente nos países em desenvolvimento. No mundo e no Brasil, se constitui como a terceira causa de morte por câncer entre mulheres.

No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais. Em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos, com grandes iniquidades regionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES