Segurança do paciente é abordado junto com equipe de enfermagem de Maternidade

“Segurança do paciente com enfoque materno infantil”

Nesta quinta-feira, dia 15, a equipe de enfermagem da Clínica e Maternidade Santa Fé participou da palestra sobre Segurança do paciente com enfoque materno infantil, ministrada por Amparo Vieira, coordenadora do departamento de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI). A exposição faz parte da programação da Semana de Enfermagem que acontece em alusão ao Dia do Enfermeiro e ao Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, comemorados respectivamente no dia 12 e 20 de maio.

De acordo com enfermeira e responsável técnica, Alcione Callond, o evento é uma oportunidade para homenagear e atualizar a equipe de enfermagem da Clínica e Maternidade Santa Fé, destacando a importância da prestação de serviço com excelência e qualidade. "Desde o início da semana, estamos proporcionando encontros junto à categoria para tratar de temáticas que diariamente estão presente em nossa rotina e que devem estar sempre em pauta nas nossas conversas", explica a enfermeira.

Durante a palestra, foram abordados pontos como a importância da identificação do paciente, o uso e administração de medicamentos, a higienização, a prevenção de quedas e úlceras e a sobrecarga da equipe de enfermagem. Na oportunidade, a coordenadora do departamento de fiscalização, Amparo Vieira, lembrou alguns casos que foram noticiados pela imprensa e que passaram por erros da equipe de enfermagem.

"A Enfermagem é responsável por assegurar à pessoa, família e coletividade com assistência segura e de qualidade. Para isso, a equipe deve estar atenda a todo momento aos dados do prontuário do paciente, no uso e administração da medicação; e na forma de como ocorre a higienização", ressaltou a coordenadora.

Para a técnica de enfermagem, Lucinete Oliveira, encontros como este são interessantes e necessários para o desenvolvimento da equipe. Segundo ela, a partir desta troca de experiência se busca praticar no dia a dia e, dessa forma, compartilhar o conhecimento com toda a equipe. "Ter a oportunidade de se manter atualizado é algo fundamental para a realização de um atendimento eficaz. E no encontro de hoje, algo que chamou minha atenção e que devemos ter cuidado é com a sobrecarga de trabalho da equipe, já que isso pode ocasionar sérios problemas para o paciente e até mesmo para os profissionais", disse.

Fonte: Ascom