Segurança e ATI criam app para denunciar violência contra mulher

Ferramenta deve ser lançada em 2017

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para ajudar a identificar casos de violência contra a mulher e denunciá-los, a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí em parceria com Agência de Tecnologia da Informação, está desenvolvendo o aplicativo “Salve Maria”. A nova ferramenta será mais uma plataforma de denúncias de violência contra a mulher disponibilizada pela polícia.

Na manhã desta sexta-feira (18), a diretora de Gestão Interna da SSP, delegada Eugênia Villa, esteve reunida com o diretor da ATI, Avelyno Medeiros, para discutir como o aplicativo deve funcionar.

“Queremos que o Salve Maria tenha uma linguagem simples, que registre áudio, fotos, vídeos e a denuncia possa ser feita de forma totalmente anônima”, frisa delegada Eugênia Villa.

O “Salve Maria” vai atender tanto mulheres em situação de violência, quanto pessoas que não compactuam e queiram ajudar denunciando os crimes. Segundo a delegada, o aplicativo vai funcionar como botão do pânico.

“Com essa nova ferramenta, as mulheres ou pessoas próximas a ela (vizinhos, parentes) poderão denunciar em tempo real qualquer tipo de violência. A demanda vai chegar diretamente à Policia Militar e à Policia Civil, e os policiais poderão ir até o local da ocorrência a fim de verificar e proteger a vítima e as provas para um futuro inquérito policial. Outra vantagem é que, ao usar o aplicativo, o denunciante vai poder georeferenciar o local onde o crime ocorre. A violência vai ser detectada no momento do seu cometimento e vai gerar dados estatísticos para que a gente possa acompanhar e planejar políticas de prevenção ao dano contra mulher”, destaca.

A delegada alerta que em muitos casos de feminicidio, as vítimas nunca tinham ido à delegacia para fazer denúncia e que a maioria dos casos que chega à Central de Gênero é de ameaça de morte.

“É importante dar esse instrumento para as pessoas que estão perto dessas mulheres e que estão vendo e ouvindo essas agressões possam denunciar. Muitas mulheres, sequer, chegam a ir ao plantão de gênero. É preciso fazer cessar essa violência”, ressalta

A previsão é que o aplicativo seja lançado pelo Secretário Estadual de Segurança, Cap. Fábio Abreu, dia 8 de março de 2017, data que faz alusão ao Dia Internacional da Mulher.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES