Segurar o carro em rampas altas usando a embreagem é prejudicial

Esse tipo de manobra também representa um perigo por que pode causar a perda de controle sobre o carro.

A função de ?segurar? o veículo em subidas controlando a embreagem é muito prejudicial ao sistema. De acordo com Nilton Monteiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), essa prática é condenável porque acelera demasiadamente o desgaste do sistema de embreagem, causando redução de sua durabilidade e consequente manutenção prematura.



?O dono do carro acaba sendo obrigado a trocar a embreagem com muita antecedência, o que representa um custo adicional na manutenção. Além disso, práticas desse tipo também promovem maior gasto de combustível.?

Esse tipo de manobra também representa um perigo para quem está por perto, isso porque existe o risco de um dos pedais escapar dos pés, o que poderia causar a perda de controle sobre o carro e, pior, colisões ou atropelamentos. Sem falar que esse vício ao volante não costuma ser ensinado por instrutores de centros de formação de condutores. Se o trânsito parar em uma subida, o correto é utilizar o sistema de freios do veículo.

Fonte: Auto Esporte