Sejus entrega equipamentos de segurança para presídios

Evento faz parte da programação de aniversário de 33 anos do órgão.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) realizará, nesta sexta-feira (12), em solenidade às 9h, na Casa de Custódia de Teresina, a entrega de novos equipamentos de segurança para unidades prisionais do Estado. O evento faz parte da programação de aniversário de 33 anos do órgão.

Serão entregues 12 novos pórticos detectores de metais e 72 novas raquetes detectoras de metais. A Secretaria de Justiça também adquiriu três aparelhos scanner raio-X de materiais, com previsão de entrega para as penitenciárias de Parnaíba, Picos e Esperantina até o final do mês.

A Sejus entregará, também, novos materiais de segurança individual para equiparem os agentes penitenciários, como caneleiras e cotoveleiras. Segundo o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, a segurança prisional é prioridade do Governo do Estado.

"Essas medidas têm sido implementadas desde o ano passado. Dessa forma, estamos alcançando significativas melhorias na parte da segurança prisional e, consequentemente, no suporte à humanização dos presídios e na ressocialização das pessoas privadas de liberdade", pontua o gestor.

De acordo com a Secretaria de Justiça, na área de segurança prisional, aparelhos scanners raio-X, pórticos detectores de metais e raquetes detectoras de metais foram entregues, ainda no ano passado, para alguns presídios do Estado.

Do final de 2015 para cá, a Secretaria também adquiriu 40 novas espingardas calibre 12, seis mil munições de elastômero (balas de borracha), 150 sprays de pimenta, 150 explosivos de gás lacrimogêneo e 50 granadas de luz e som.

Fonte: Portal do Governo do Piauí