Sem cuidados, rio Poti pode virar esgoto a céu aberto em Teresina

O objetivo da ação é fazer um diagnóstico da situação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como já é comum nesta época do ano, o rio Poti novamente está sendo tomado por aguapés e canaranas. O aparecimento desordenado das plantas aquáticas é motivo de preocupação de ambientalistas de Teresina e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Segundo a coordenadora da Rede Ambiental do Piauí, Tânia Martins, o surgimento dos aguapés e canaranas revela o aumento da carga poluidora do rio.

“A proliferação é apenas um sintoma que o rio está mesmo no fim. Se não forem tomadas ações urgentes, o Poti corre risco de virar um esgoto a céu aberto”, alerta a ambientalista.

Tânia explica que os aguapés são despoluidores naturais do rio, mas em maior quantidade, a planta aquática pode provocar a morte de peixes, pois impossibilita a oxigenação da água. A solução efetiva para o problema, de acordo com a ambientalista, é o investimento em saneamento básico.

“Precisamos de um monitoramento dos dejetos que são jogados nos rios, sem nenhum tipo de tratamento. Nós só temos 17% de cobertura de esgotamento sanitário e o Poti recebe dejetos de diversas galerias fluviais oficiais, sem falar das clandestinas. O rio Poti é fragilizado”, ressalta Tânia.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também está preocupada com a situação e, em entrevista ao jornal Meio Norte, garantiu que fez uma nova licitação para contratar uma empresa que deverá fazer a retirada dos aguapés e canaranas do leito do Rio Poti.

“Queremos fazer um trabalho de emergência ainda nesta semana. O trabalho será feito em parceria com a Agespisa”, conta o secretário Aluísio Sampaio.

Aluisio é consciente de que só a retirada dos aguapés não resolve o problema de poluição do Poti. O gestor adianta que está elaborando juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) uma operação de fiscalização em toda margem do rio Poti dentro do território de Teresina.

O objetivo da ação é fazer um diagnóstico da situação de poluição do rio e acabar com alguns pontos de contaminação do Poti.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES