Sem teto: 75% consomem drogas no Brasil

Por causa desse índice alarmante, os moradores de rua são alvo de um dos eventos promovidos em Teresina

Os moradores de rua de Teresina, usuários de drogas, são o alvo da programação de hoje (23) da semana para prevenção ao uso de drogas em Teresina. Dados do Centro Pop, que atende essa população em situação de rua, mostra que cerca de 80% dos frequentadores do espaço são usuários de entorpecentes. De acordo com dados do IBGE, cerca de 75% dos moradores de rua usam algum tipo de entorpecente no país.

Os usuários participarão de uma roda de conversa que será realizada no Centro Pop, quando serão passadas informações sobre como buscar tratamento e reinserção social e no mercado de trabalho. Para isso, o evento contará com a participação de representantes da Fazenda Paz, do CAPS AD e ainda do MP3. Todos eles falarão sobre os trabalhos realizados em cada um dos espaços e mostrará como ter acesso a eles e de que forma eles poderão ajudar essas pessoas que são usuárias de drogas.

?Nós realizamos o atendimento a essas pessoas, mas sentimos a necessidade de promover essa atividade específica e aproveitamos a oportunidade da semana de prevenção ao uso de drogas. Os nossos parceiros são muito importantes nos trabalhos que realizamos diariamente e eles não poderiam faltar nessa palestra?, disse a gerente do Centro Pop, Joyce Nogueira. O Centro Pop recebe os moradores de rua no espaço localizado no Centro da cidade e os encaminha para os serviços que cada pessoa necessita, como atendimento médico, comunidades terapêuticas, albergues, dentre outros.

Frequentam o local com maior periodicidade, cerca de 100 pessoas por mês, mas nos registros do espaços existem cerca de 500 processos. Ou seja, esses 500 moradores de rua já frequentaram pelo menos uma vezes o Centro Pop.

Além dessa ação, haverá ainda uma vasta programação até o final da semana. Ainda hoje, o CAPS Sul III fará uma panfletagem para alertar sobre a temática drogas, nas imediações do referido Centro de Atenção Psicossocial. No CAPS AD, no turno da tarde, uma oficina integrativa com os familiares dos usuários também acontecerá no mesmo dia. Amanha (25), o CAPS realizará oficina integrativa com familiares dos usuários e uma palestra informativa sobre as consequências do uso abusivo de substâncias psicoativas.

No dia 26, os agentes comunitários de saúde participarão, das 8h às 12h, de uma palestra no auditório da Fundação Nossa Senhora da Paz, onde também ouvirão depoimentos de usuários de drogas, para que assim fiquem melhor preparados para trabalharem a prevenção das drogas com a comunidade. Uma gincana esportiva com os usuários do CAPS AD encerrará a semana de eventos, no dia 27, das 14h às 16h.

Fonte: Pollyana Carvalho