Semana de Conciliação do TJ-PI começa em novembro

No ano passado foram apreciados 2414 processos


Image title

Realizada anualmente, a Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça (TJ-PI) chega a mais uma edição no Estado, tratando-se de uma campanha de mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca selecionar os processos que tenham possibilidade de um acordo e intermediam a resolução do conflito, visando a celeridade das ações e a redução do numeroso estoque de processos emperrados na Justiça do país. A iniciativa já tem data marcada e acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro.

No ano passado foram apreciados 2414 processos, nesse âmbito, o foco desta edição abarcará as pautas de família, utilizando os recursos possíveis para que se chegue a um denominador comum. As conciliações abarcadas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. 

No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores e/ou juízes, no intuito de que ele não chegue ao patamar final.

Para o sucesso da iniciativa, a comissão responsável pela organização tem se reunido periodicamente, como aconteceu na manhã de ontem, onde juízes de competência cível discutiram detalhes referentes à jornada. 

Na ocasião também foi indicada a continuidade da utilização do sistema eletrônico para o acesso aos processos, sem que haja a necessidade de retirá-los das varas e secretarias.

Fonte: Francy Teixeira - Jornal MN