Semana Santa vai ter vasta programação nas igrejas

A semana que inicia no Domingo de Ramos é comemorada pela igreja com a encenação da entrada de Jesus em Jerusalém

A Semana Santa já está se aproximando, e toda a comunidade católica está com uma vasta programação para celebrar a data que para ela é a mais importante do calendário religioso. Neste período e até mesmo na Quaresma, época que antecede a semana, todas as igrejas devem ter missa e celebrações especiais.

A semana que inicia no Domingo de Ramos é comemorada pela igreja com a encenação da entrada de Jesus em Jerusalém. Segundo padre Lauro de Deus, da Arquidiocese de Teresina, todas as paróquias celebram pela manhã o acontecimento, registrando assim o marco do início da semana e o seu término com o Domingo de Páscoa. Para a igreja, o mais importante nesse período é a consciência que todos os cristãos devem ter. É preciso ter em mente que o período exige reflexão e mais do que isso, lembrança do verdadeiro significado da páscoa. ?Muito mais importante é a ressurreição de Cristo. Por isso, pedimos que as pessoas façam os jejuns, as orações e os sacrifícios, sabendo que é certa a vitória?, acrescenta o padre.

A expectativa é contar com o máximo possível de fiéis durante as celebrações, principalmente agora depois da renúncia do papa e o processo de acolhimento do novo que irá assumir. O padre Lauro de Deus relembra que a semana é relevante para todos os cristãos, pois marca também o período mais importante da missão de Cristo na terra.

Nas igrejas evangélicas, a expectativa também é de muita oração e celebrações nesta semana. Um pouco diferente das católicas, estas igrejas trazem como tradição as famosas cantatas de páscoa, que por sua vez, reúnem um grande grupo de adoradores. Nas principais igrejas, estas cantatas, também reúnem um bom público, que vai de crianças até adultos.

Fonte: Francisco Lima e Thauana Cavalcante